31 de julho de 2025
CRIME ORGANIZADO

Cláudio Castro, em dia que disse que entregou tudo da Operação Contenção ao STF, lançou Operação Barricada Zero que busca retirar 13.604 bloqueios feitos pelo crime em favelas e comunidades

Ele fez o anúncio no Palácio Guanabara

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Cláudio Castro, e secretários, faz lançamento do Palácio da Guanabarta Foto: Rogério Santana/ Governo do RJ

( reeditado) 

(Brasília-DF, 18/11/2025). O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, ele fez o lançamento da “Operação Barricada Zero”. Ele disse aos jornalistas que entregou o ministro Alexandre de Moraes, o relator da ADPF das Favelas, todas as documentações que lhe foram pedidas.

Castro anunciou um programa para retirar barricadas instaladas em acessos a comunidades da região metropolitana. A iniciativa prevê uma ação conjunta entre estado e municípios, cuja primeira fase abrangerá 12 dos 22 municípios da região metropolitana, previsto para ter início na próxima semana.

Segundo Castro, o estado tem 13.604 barricadas mapeadas por drones e denúncias ao Disque Denúncia, número que pode ser ainda maior. Ele classificou quatro tipos de obstruções: feitas com entulhos, com escavação do asfalto, estruturas de concreto e as chamadas "obras de engenharia", consideradas mais complexas e, em alguns casos, eletrificadas.

O governo estadual ficará responsável pelo maquinário — incluindo retroescavadeiras, motosserras e caminhões basculantes — e promete disponibilizar 50 "kits" com esses equipamentos para as prefeituras. Já os municípios deverão atuar na remoção dos entulhos, no ordenamento urbano e na recuperação das vias, como novo asfaltamento.

“O Governo do Estado tem todas as condições de vencer batalhas, mas a guerra só será vencida com todos juntos. As barricadas representam mais que obstáculos físicos, elas são formas de controle que essas organizações narcoterroristas fazem da sociedade e da comunidade local. Nosso objetivo é romper essas barreiras, reabrir vias, restabelecer serviços públicos e o direito de ir e vir das populações. Onde há bloqueio e medo, o Estado, com certeza, tem que chegar”,  afirmou o governador Cláudio Castro.

Cláudio Castro também anunciou um sistema de bonificação para policiais civis e militares que retirarem as barricadas e também impedirem o retorno dessas barreiras para os territórios.

A ação envolve limpeza, recuperação de vias, reorganização urbana e devolução dos espaços públicos à população. O trabalho em conjunto será fundamental para que, por intermédio da ação policial, as prefeituras possam auxiliar com a ação direta do maquinário para retirar carros, pedaços de ferro, cimento ou qualquer outro instrumento utilizado como barreira. A operação também prevê que valas abertas por criminosos serão aterradas com concreto imediatamente.

“A ideia é que a gente consiga restituir e também restabelecer, de uma vez só, a mobilidade urbana. Os kits são compostos com ferramentas de alto desempenho e utilizados para a remoção de barreiras e estruturas irregulares. Serão rompedores hidráulicos, retroescavadeiras, caminhões basculantes e também alguns itens como motosserra e outros específicos a serem definidos por região “, detalhou o governador.

( da redação com informações de assessoria e agências. Edição: Política Real)