31 de julho de 2025
COP30

REAÇÃO: Igor Normando, prefeito de Belém, diz que Merz “destila preconceito e arrogância” , enquanto Hélder Barbalho diz que é “curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia”

Veja mais

Por Política Real com redes sociais
Publicado em
Igor Normando , prefeito de Belém Foto: X Sputnik News

(Brasília-DF, 17/11/2025) Nesta segunda-feira, 17, depois que houve a divulgação da fala do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, tratou com desdém a capital paraense, onde esteve brevemente para a COP30, houve reação.   Ele discursou diante do Congresso Alemão do Comércio, oportunidade na qual comentou sobre a passagem no Brasil. Segundo o premiê, os jornalistas que acompanharam a comitiva alemã ficaram felizes por voltar ao país, "especialmente daquele lugar onde estávamos".

O prefeito de Belém (PA), Igor Normando (MDB), usou as redes sociais nesta segunda-feira ,17, para criticar o chanceler da Alemanha.

"Cada um dá o que tem, e, infelizmente, o Chanceler Alemão destila preconceito e arrogância na sua fala, bem diferente do seu povo, que demonstra nas ruas de Belém o encantamento pela nossa cidade! Chanceler, nós continuaremos tratando com respeito e alegria todos que nos visitam, afinal, é o que temos de melhor.", disse.

O governador do Pará, Hélder Barbalho, se manifestou nas redes sociais e falou do preconceito.  “Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia. Um discurso preconceituoso do chanceler alemão Friedrich Merz revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado. “, disse

Veja a íntegra da fala:

“O Pará abriu as portas e mostrou a força de um povo acolhedor. Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia. Um discurso preconceituoso do chanceler alemão  @_FriedrichMerz revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado.

O futuro pede menos promessas e mais apoio concreto para quem protege as florestas. Aproveito para fazer outra pergunta: quem aqui tem orgulho do Pará e do Brasil? Que levante a mão e comente contra toda forma de preconceito”.

( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)