às 23:04 em 21/11/2023
NEWSLETTER dos dias 20 & 21 de novembro sobre o TERROR promovido pelo governo sionista e de extrema-direita de Benjamin "Bibi" Netanyahu contra os palestinos
Serviço de ajuntamento de notícias publicadas em veículos alternativos e independentes e que a mídia comercial brasileira procura esconder e que as plataformas de redes digitais (Facebook, Instagram, X - antigo twitter dos sr.s Zuremberg e Musk), além do google & youtube CENSURAM. ...
Israel negocia cessar-fogo de 4–5 dias, mas depois voltará com 'força total em Gaza', diz ministro
Israel fecha acordo com Hamas por cessar-fogo em troca de libertação de reféns
************************************************************************************************************************************
Médicos de MSF são mortos em ataque ao hospital Al Awda, no norte de Gaza
Organização condena este ataque veementemente. Mais uma vez, apelamos pelo respeito e pela proteção a instalações médicas, profissionais de saúde e pacientes.
POR MÉDICOS SEM FRONTEIRAS - Médicos Sem Fronteiras (MSF) está horrorizada com a morte de dois médicos da organização, Dr. Mahmoud Abu Nujaila e Dr. Ahmad Al Sahar, e de um terceiro médico, Dr. Ziad Al-Tatari, que trabalhavam no hospital Al Awda. As mortes aconteceram após um ataque à instalação de saúde, um dos últimos hospitais ainda em funcionamento no norte de Gaza. Nossos pensamentos estão com suas famílias e com todos os colegas.
Dr. Abu Nujaila e o Dr. Al Sahar estavam no hospital quando a unidade foi atingida no terceiro e no quarto andares. Outras equipes médicas, incluindo de MSF, também ficaram gravemente feridas. MSF compartilha regularmente informações sobre Al Awda como um hospital em funcionamento e com a presença de equipes de saúde no local para as partes em conflito. As coordenadas do GPS também foram compartilhadas ontem com as autoridades israelenses.
Condenamos este ataque veementemente e apelamos mais uma vez ao respeito e à proteção das instalações médicas, profissionais de saúde e dos pacientes.
No momento em que este artigo foi escrito, mais de 200 pacientes ainda estavam em Al Awda e não conseguiam receber o nível de cuidados adequados que necessitam. Estes pacientes devem ser evacuados com urgência e com segurança para outros hospitais que ainda estão em funcionamento, embora todos os hospitais em Gaza estejam trabalhando além das suas capacidades desde outubro, devido à escassez contínua de suprimentos, aos ataques regulares e ao número extremamente elevado de pacientes.
Esta é mais uma terrível ocorrência que a equipe de MSF sofre nos últimos dias. Os nossos colegas que prestam assistência a centenas de pacientes em Gaza enfrentam tempos extremamente difíceis para prestar os poucos cuidados médicos que podem. Ver médicos mortos perto de leitos de hospitais é mais do que trágico e isso deve parar agora.
Os ataques a instalações médicas constituem uma grave violação ao Direito Internacional Humanitário e isto tornou-se sistemático nas últimas semanas. Reiteramos o nosso apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza, à liberação ao cerco e à proteção das instalações médicas e do pessoal médico.
MSF trabalha em Al Awda desde 2018, oferecendo cirurgias reconstrutivas para adultos e cirurgias de trauma para crianças. Prestamos nosso tributo à coragem dos nossos colegas. Nós sempre nos lembraremos deles.
************************************************************************************************************************************
Bombardeio de Israel contra hospital na Faixa de Gaza deixa 4 médicos mortos
Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ): Ofensiva militar de Israel em Gaza produziu o mês mais mortal para jornalistas desde o início das estatísticas há mais de três décadas e criou um apagão de informação no território sitiado."
Ex-conselheiro de Obama diz que matar 4 mil crianças palestinas ‘não foi suficiente’ e é demitido
Um grupo de lobby cortou relações com um ex-conselheiro do ex-presidente dos EUA Barack Obama depois que surgiram vídeos em que ele assedia e ameaça um muçulmano funcionário de um food truck em Nova York.
"Esse horror tem que acabar", diz Tedros após morte de colega da OMS com o seu bebê de 6 meses, em Gaza
"Estamos arrasados. Não tenho palavras para descrever nossa dor. Esta perda soma-se a outras perdas na família ONU. Foram mortos 108 colegas da 'Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo'
Atriz Melissa Barrera é demitida de ‘Pânico 7’ após defender Palestina
Fontes do estúdio responsável pelo filme, o Spyglass, alegam que a decisão de demitir a atriz foi motivada por postagens nas quais ela se referia a Israel como uma terra “colonizada”. No entanto, o estúdio optou por não comentar o caso. (...) “Gaza está sendo tratada atualmente como um campo de concentração. Deixar todos juntos em um canto sem onde ir, sem eletricidade e sem água… as pessoas não aprenderam nada com nossas histórias. E, assim como nossas histórias, as pessoas estão assistindo a isso de forma silenciosa. Isso é genocídio e limpeza étnica”, diz uma publicação de Melissa Barrera nas redes sociais.
Atentado contra defensor palestino na Guatemala desperta repúdio internacional
Atriz vencedora do Oscar é demitida de agência por fala pró-Palestina
A infância em Gaza enfrenta um futuro marcado pelo trauma do genocídio
De acordo com dados da UNRWA, mais de 4.506 meninos e meninas morreram em Gaza desde o início das hostilidades, lideradas pelo Estado de Israel. A comunidade internacional ainda não tomou medidas punitivas contra Israel por sua repetida e flagrante violação dos direitos da infância neste território.
Guerra em Gaza pode impactar projetos da relação militar entre Brasil e Israel?
Parlamento sul-africano aprova suspensão das relações diplomáticas com Israel
A moção recebeu 248 votos a favor e 91 contrários na Assembleia Nacional sul-africana. A maior parte dos votos contrários vieram de parlamentares de direita, de maioria branca e RACISTAS - saudosistas do regime de apartheid e com discurso abertamente pró-Israel.
O Papa: "Nenhuma guerra vale as lágrimas das crianças"
A questão energética por trás do conflito em Gaza e o 'monstro' que vive entre os oceanos
Nos abrigos abarrotados da ONU em Gaza: um banheiro para cada 150 pessoas
Lula condecora embaixador da Palestina e ignora o bolsonarista de Israel
De Davi a Golias, ou como Israel vem ganhando territórios desde 1948
Especialista explica porque Biden criminaliza Rússia, mas defende Israel
Ataque a comboio que tentava evacuar funcionários de MSF e familiares de Gaza deixa um morto e um ferido
Lula pede que Brics tentem evitar expansão da guerra: “catástrofe humanitária”
"Estou convencido do potencial deste grupo para mobilizar as forças políticas e diplomáticas em favor da resolução pacífica de controvérsias", afirmou o presidente.
Gaza: o exército israelense cerca a casa das freiras de Madre Teresa
Conflitos na Ucrânia e em Israel resultariam em 'enorme progresso' para os EUA? Especialista explica
Líderes cristãos defendem armênios que enfrentam despejo em Jerusalém
Cristãos da Terra Santa expressam solidariedade aos membros do Patriarcado Armênio de Jerusalém, que estão sendo forçados a ceder suas propriedades aos colonos judeus.
Em reunião do Brics, Lula condena guerra de Israel: “Fruto da falta de lar seguro para palestinos”
Dois pesos, duas medidas... Uma fatura a pagar!
Como muito bem, e corajosamente, disse Guterres – não sem repudiar as atrocidades cometidas pelo Hamas – o 7 de outubro não nasceu do vácuo. Tudo isto não começou no dia 7 de outubro.
Guterres rejeita que “protetorado” da ONU em Gaza seja solução
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, rejeitou que Gaza se torne “protetorado da ONU” depois da guerra, defendendo em alternativa uma “transição” envolvendo múltiplos atores, nomeadamente os Estados Unidos e os países árabes.
EUA pedem libertação de embarcação 'ligada à Israel' capturada por houthis no mar Vermelho
As FDI, a construção da nação e o militarismo israelita
Através de uma longa série de guerras iniciadas por Israel, assim como de campanhas militares mais limitadas lançadas entre elas, criou-se uma identidade nacional inteiramente dependente do exército. Por Haim Bresheeth-Zabner.
Palestina: Líder do Hamas diz que conclusão de acordo de tréguas com Israel está próximo
O Hamas anunciou hoje que se “aproxima da conclusão de um acordo de tréguas” na Faixa de Gaza, declarou o líder do movimento islamita palestiniano, Ismail Haniyeh.
Trégua entre Hamas e Israel pode ser anunciada ainda hoje
Negociações entre as partes avançaram no Catar, enquanto força palestina afirma que acordo de trégua está próximo
É 'fato' que Israel sofreu 'derrota' em sua guerra contra o Hamas, diz líder supremo do Irã
Israel construiu bunkers sob hospital Al Shifa, diz ex-primeiro-ministro à CNN
No dia universal dos direitos das crianças, balanço mostra que Israel matou 5.500 crianças
Uma em cada 200 crianças de Gaza foi assassinada por Israel desde o passado dia 7. Entretanto, o exército sionista voltou a atacar um hospital, desta feita o Indonésio, e a clínica dos Médicos Sem Fronteiras foi incendiada parcialmente.