VITÓRIA DE TRUMP: Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova a criação de uma “Força Internacional de Estabilização”, em Gaza
Publicado em
(Brasília-DF, 17/11/2025). Numa vitória do presidente Donald Trump, dos Estados, que chegou a falar mal das Nações Unidas na abertura da sessão anual da Assembleia Anual, hoje, 17, Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução, apresentada pelos Estados Unidos, sobre a criação de uma Força Internacional de Estabilização em Gaza, conforme delineado no “Plano Abrangente dos Estados Unidos para o Fim do Conflito em Gaza”.
A Resolução 2802 foi adotada com 13 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções: uma da China e outra da Rússia.
Na explanação dos votos, após a adoção, ambos os países expressaram preocupação com o texto da resolução.
De acordo com os Estados Unidos, a força de estabilização abrirá uma segunda fase para o fim do conflito.
Esta etapa prevê o desarmamento do movimento Hamas, uma retirada adicional das Forças de Defesa de Israel, IDF, a mobilização das Forças de Segurança de Israel e a criação de um governo tecnocrático interino sob a égide do Conselho de Paz, antes do eventual controle pela Autoridade Palestina.
O plano prevê ainda uma missão de imposição de poder com 20.000 soldados até o próximo ano.
A primeira fase do Plano estabeleceu um cessar-fogo frágil, a libertação de reféns e detidos, a retirada parcial das Forças de Defesa de Israel e o aumento da ajuda humanitária.
O novo conflito em Gaza começou em 7 de outubro de 2023, quando o movimento Hamas e outros grupos palestinos atacaram Israel.
( da redação com ONU News. Edição: Política Real)