31 de julho de 2025
Mundo e Poder

REAÇÃO À META: Ricardo Ricardo Lewandowski se reúne com ministro da Justiça da França, Gérald Darmanin, e anunciou a “preocupação” dos governos do Brasil e França com ameaças que vem do meio digital contra a sociedade

Veja mais

Publicado em
ed9e8d840132e0631f6f77bb6fa8a6b3.jpeg

(Brasília-DF, 10/01/2025). Nesta sexta-feira, 10, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em Paris( França), em missão oficial se reuniu com ministro da Justiça francês, Gérald Darmanin.   A principal pauta do encontro foi a união de esforços para o combate à desinformação (fake news). O embaixador do Brasil em Paris, Ricardo Neiva Tavares, também participou do encontro.

A assessoria do Ministério da Justiça informou que “ambos os países manifestaram preocupação com a ameaça representada pela utilização de novas tecnologias, sobretudo no ambiente digital, para práticas ilícitas e ações que promovem a disseminação de notícias falsas durante processos eleitorais e crises sanitárias, como ocorreu na pandemia da covid-19.”

Durante a reunião, os ministros também trataram do objetivo de dar maior celeridade à cooperação jurídica internacional e de reforçar o enfrentamento do crime organizado transnacional, sobretudo o tráfico de entorpecentes e de pessoas.

Histórico

O encontro de Lewandowski e Darmanin dá continuidade ao processo de fortalecimento das relações entre o Brasil e a França, que mantêm parceria estratégica desde 2006. Em 2023, por ocasião da visita ao Brasil do presidente francês, Emmanuel Macron, foi lançado um plano de ação, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para a implementação dessa parceria. Nesse documento, os dois chefes de Estado reafirmaram o compromisso com a democracia, com os direitos humanos e com o Estado Democrático de Direito.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)