Piauí.
Banco Mundial considera programa piauiense modelo para o Nordeste e Minas
( Brasília-DF, 07/03/2007) Foi o tempo que o Piauí era referência de indigência e incompetência de ações públicas. Depois de conseguir revelar o aluno que teve a melhor nova no Enem o Piauí traz mais nessa área de qualificação. A Política Real treve acesso. O Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) do Piauí foi considerado pelo Banco Mundial como modelo para os estados do Nordeste e Minas Gerais, onde o programa também é executado pelas experiências exitosas com projetos sociais e produtivos, como o caso do Projeto Semeando Moradia.
Essas experiências serão mostradas para representantes dos demais estados em um fórum que será realizado em Teresina, nos dias 10 e 11 de abril deste ano, com a presença de representantes dos PCPRs.
De acordo com o diretor do PCPR no Piauí, Fernando Danda, o forte do programa são as parcerias, destacando entre os órgãos a Caixa Econômica Federal, o Banco Mundial, o Banco do Nordeste, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e a Companhia Energética do Piauí (Cepisa), com a execução do Programa Luz Para Todos; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Fernando Danda destacou que também marcarão presença representantes da Câmara de Comércio Exterior e dos Grupos Pão de Açúcar e Bom Preço, parceiros do processo de exportação e comercialização da produção de gêneros de consumo, a exemplo do mel de abelha e seus derivados.
Quanto ao Semeando Moradia, trata-se de um projeto novo e inédito. “É um projeto social, de resgate à cidadania, que oferece desde a casa para moradia a projetos produtivos”, disse Fernando Danda.
O projeto contempla as condições de saúde a partir da entrega de fossa séptica, bem como a construção de cisterna para armazenamento e águas pluviais. Enfim, o Semeando Moradia “dá condições para o trabalhador rural morar com dignidade e de produzir no que é seu”, concluiu o diretor do PCPR.