31 de julho de 2025

São Francisco.

Senador César Borges( PFL-BA) diz que governo quer gerar caixa dois com a transposição

Publicado em

 

( Brasília-DF, 17/10/2005)  O senador César Borges (PFL-BA) afirmou, nesta segunda-feira ,17, que o principal objetivo do governo federal com as obras de transposição do Rio São Francisco é a formação de caixa dois para utilizar na campanha política de 2006.

 

- O governo está querendo fazer caixa dois às custas da transposição do Rio São Francisco. O que está visando, no curtíssimo prazo, é ter discurso para as próximas eleições, dizendo que vai atender o Nordeste e matar a sede de 12 milhões de habitantes nordestinos. Essa é a maior mentira que se ouviu pregar neste país nos últimos tempos- disse o senador baiano.

 

César Borges afirmou ainda não acreditar que a obra vá beneficiar 12 milhões de pessoas, como está previsto no projeto original apresentado pelo governo. Segundo disse, os benefícios não alcançariam a 10% desse total. O senador criticou o governo por não cumprir compromissos feitos com o Nordeste, importantes, a seu ver, como a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a duplicação da BR-101 e a construção do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene).

 

Em aparte, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) defendeu a transposição, ressaltando que a obra vai permitir que muitas pessoas tenham acesso a água potável. Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Heloísa Helena (PSOL-AL)manifestaram seu apoio ao discurso de César Borges. Heloísa sugeriu a realização de um plebiscito antes que as obras de transposição sejam iniciadas.

 

 

( da redação com informações da Agência Senado)