31 de julho de 2025

Nordeste e a Crise Política.

Líder da Minoria repercute fala de Duda com a revelação

Publicado em

( Brasília-DF, 11/08/2005) O deputado José  Carlos Aleluia(PFL-BA), líder da Minoria e da Oposição disse nesta tarde no grande expediente da Câmara dos Deputados que revelações que estão sendo feitas pelo publicitário Duda Mendonça, entre elas de que abriu uma conta no exterior para receber recursos de Marco Valério da SMPB/DNA. Nesta tarde, no Senado, os parlamentares de oposição já falam em “ cheiro de impeachment”.

 

 

Veja a íntegra da fala de José Carlos Aleluia:

 

 

 

 

“ Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na noite passada, aconteceu mais um episódio extremamente grave, comprometendo a credibilidade do Governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Alguns devem se recordar de que no último programa eleitoral do então candidato Lula, que disputava a Presidência da República, ele apresentou à Nação o publicitário Duda Mendonça, um dos responsáveis pela vitória que viria a se confirmar no dia do pleito.

 

 

O episódio do mensalão chegou ao Sr. Marcos Valério, que ficou conhecido como operador financeiro do PT, o homem que administrava o caixa dois, dinheiro sujo, fruto de roubo.

Nesta madrugada, o Sr. Duda Mendonça que é um grande publicitário depôs na Polícia Federal e agora está depondo na CPI dos Correios. Todo o Brasil está perplexo com o que o S.Sa. está dizendo. Ele está dizendo a verdade. Talvez seja o primeiro depoente que vai à Comissão para falar a verdade. Todos os outros têm ido lá para mentir.

 

 

Sr. Presidente, não sei se o Sr. Duda Mendonça está falando toda a verdade pode estar omitindo alguma coisa , mas está convencendo todos que estão o assistindo. Estou assistindo o depoimento desde o começo. Ele chegou a ir às lágrimas quando falou do seu País, da campanha, do seu envolvimento com o Partido dos Trabalhadores.

 

 

Vejam, e o Partido dos Trabalhadores dizia na campanha: Não roubamos e não deixamos roubar. Lula, Marta Suplicy, José Dirceu, Aloizio Mercadante, todos diziam isso. E diziam mais: No governo do PT não entra ladrão. Nunca se viu tanto ladrão na República brasileira.

 

 

O que Duda Mendonça disse? Que fez a campanha do PT do Lula e dos amigos e que o partido ficou lhe devendo. Relatou também que foi procurado pelo Sr. Delúbio que não é responsável por tudo sozinho; ele apenas fazia o que mandavam. O Delúbio teria dito a Duda Mendonça que, para receber o pagamento, teria de abrir conta no exterior, pois o dinheiro não poderia ser pago no Brasil.

 

 

Duda, por orientação do Delúbio e do Banco de Boston Internacional, leia-se: Quem era o homem do Banco de Boston no Governo, o Ministro, o Presidente do Banco Central. Não sei se foi ele. Duda vai dizer se foi. Mas a pessoa mais ligada ao Banco de Boston Internacional no Governo terá que se ligar para alguma agência do Banco Internacional ou procurar alguém daqui para orientar é o Presidente do Banco Central, que recebeu o título de Ministro do Banco Central.

E por orientação do Banco de Boston Internacional e por determinação do Sr. Delúbio, o Sr. Duda Mendonça abriu uma conta nas Bahamas, um paraíso fiscal. Ou seja, a campanha de Lula foi uma parte paga nas Bahamas, com dinheiro que ninguém sabe de onde veio. Nós vamos descobrir, porque Duda foi muito correto e deu até o nome da sua conta, um nome sugestivo Düsseldorf. Vamos ver filmes tratando sobre coisas que se passam em Düsseldorf, cidade maravilhosa. Nome da conta era Düsseldorf e foi aberta por orientação. Portanto, para receber dinheiro que veio do Banco Rural da Europa, do Israel Descount Bank de Nova Iorque, do BAC da Florida Bank e da Trade Link, que já apareceu antes desse processo.

 

 

Peço desculpas aos companheiros do PT, porque sei que no PT há muita gente séria. Mas, evidentemente, a cúpula do partido estava completamente comprometida com o maior escândalo de corrupção que a República já presenciou, o maior escândalo de forma incontestável.

Sr. Presidente, Duda Mendonça confessa que recebeu 10 milhões, o equivalente a 10 milhões de reais, na conta do seu DOC, que era comunicada pelo seu Delúbio. Olha aí o dinheiro para pagar a campanha do PT, do Lula e do PT, que entrou na sua conta Düsseldorf, nas Bahamas. O Governo Lula envolvido com formação de quadrilha, com evasão de divisas, com um crime que, configurado na lei partidária, leva o cancelamento do partido não estou pedindo, mas estána lei. A lei diz que partido político que receber doação internacional e no momento em que ele paga, porque recebeu, ninguém paga sem ter recebido , terá o seu registro cancelado.

 

 

Sr. Presidente, eu tinha preparado um discurso para falar da conjuntura e da nossa preocupação, mas mudei de idéia diante da gravidade da denúncia feita por Duda Mendonça em depoimento prestado à Polícia Federal, confirmado e reafirmado agora na CPI dos Correios, que certamente está tendo audiência de novela em horário nobre. O Brasil todo está assistindo à reunião da CPI, que deve estar sendo transmitida por TV a cabo. Fiz questão de vir à tribuna falar sobre isso, porque o Senado e a Câmara dos Deputados estão em sessão e, portanto, a TV Senado e TV Câmara não estão transmitindo o depoimento de Duda Mendonça.

 

 

Acabou o Governo Lula. Agora, o que se tem de ver é a transição possível. O Presidente Lula não tem autoridade moral para continuar governando o Brasil, porque comandou uma farsa de traição ao povo brasileiro. Ele é o responsável e não há outro que o possa ser. Ele é o beneficiário. Ele, portanto, é o arquiteto de tudo isso. Falo para o Parlamento que detém a responsabilidade, mesmo tendo alguns de seus membros corrompidos também por Lula. Tenta-se passar a idéia de que a corrupção está no Parlamento. Não, a corrupção está no Governo, no partido do Presidente. Alguns Deputados foram corrompidos pelo esquema montado por Lula, Zé Dirceu, Genoino, Delúbio e Valério. Alguns foram corrompidos, mas a crise não está aqui. E devemos ter serenidade para comandar essa transição. O povo brasileiro não pode sofrer. O Governo passa, mas o povo brasileiro não pode sofrer.

 

 

Para completar, Lula recebe Chaves hoje, para receber apoio. O apoio de Chaves, que não é um democrata, não é bem-vindo. Presidente Lula, não siga os caminhos de Chaves, que deu um golpe no início de seu governo,quando tinha popularidade e ainda não tinham aparecido os escândalos. V.Exa. já tem 2 anos e 7 meses de governo e a sua imagem perante a opinião pública é desgastadas. Não se iluda com os sindicalistas remunerados da CUT que aceitaram cargo no Governo agora. Não se iluda com a diretoria da UNE, que também está recebendo dinheiro do seu Governo.

 

 

A juventude e o povo brasileiros não gostam de corrupção, não a aceitam, Sr. Presidente. E Lula, que tinha um patrimônio invejável, que ajudou a construir um partido que era admirado, destruiu o seu partido e destruiu o seu Governo.

 

 

Nós, da Oposição, não queremos que a sociedade nos veja como alguém que foi no mínimo complacente para com o crime. Os crimes estão aí: é o filho do Lula que recebeu um presente de 5 milhões de uma concessionário de serviço público; é o empréstimo do Presidente Lula, que é uma vergonha, os jornais de hoje mostram isso. Collor caiu por causa de uma Elba e Lula tomou emprestado o equivalente ao preço de uma Elba, e agora aparecem versões as mais distintas possíveis dizendo como foi pago o dinheiro. Aquele não é o todo, Presidente Inocêncio Oliveira, aquele é o resto, é o fechamento da conta que não fechava. Disseram: Vamos botar na contabilidade como dívida de Lula. Aparece o Presidente do SEBRAE dizendo que pagou com generosidade o empréstimo de 29 milhões de reais do Presidente.

 

 

Sr. Presidente, vi dois cidadãos que trabalham na Câmara no serviço de limpeza, um dizia para o outro: Deviam botar um telão em cada praça pública brasileira para que o povo visse a bandaleira que está se passando neste País, a bandaleira do Governo Lula.

 

 

Meus amigos do PT, vocês são fortes, os homens e mulheres honestos do PT que não se envolveram com isso vão construir um partido, com esse ou com outro nome, porque o Brasil precisa de partido que defenda as idéias do PT, não são as minhas, mas eu as respeito.

 

 

Muito obrigado.”

 

 

( da redação com informações da taquigrafia da Câmara dos Deputados)