Na véspera do julgamento da tentativa de golpe de Estado e à beira da votação da isenção do IR, Arthur Lira é autorizado a visitar Jair Bolsonaro
Moraes também determinou que o carro de Arthur Lira deverá ser revistado pela Polícia Penal ao deixar a residência
Publicado em
Com agência
(Brasília-DF, 01/09/2025). Na véspera do julgamento pela Primeira Turma da chamada tentativa de Golpe de Estado, no Senado Federal, 1º de setembro, o ministro Alexandre de Moraes autorizou o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lira foi aliado de Bolsonaro quando surgiu o chamado Orçamento Secreto e hoje é relator do PL da Isenção de R$ 5 mil do Imposto de Renda que é visto como algo fundamental para esta segunda fase do mandato presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a decisão, a visita poderá ser realizada até as 18h de hoje, na residência de Bolsonaro, localizada no Condomínio Solar de Brasília, no Lago Sul, região nobre da capital federal.
Moraes também determinou que o carro de Arthur Lira deverá ser revistado pela Polícia Penal ao deixar a residência. A medida segue novas regras de segurança determinadas no último fim de semana para evitar a fuga de Bolsonaro.
Restrição
No dia 4 de agosto, Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente e restringiu a realização de visitas na casa do ex-presidente.
As medidas foram decretadas após o ministro entender que Bolsonaro burlou a proibição de usar as redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros.
As decisões fazem parte do inquérito no qual Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram indiciados pela atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras.
( da redação com informações de assessoria e Ag. Brasil. Edição: Política Real)