MUDANÇAS NO IR E VIR: Segurança Publica reforçada na Praça dos Três Poderes começam no julgamento da Tentativa do Golpe e seguem até o 7 de setembro
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 01/09/2025). Por conta do julgamento da ação penal da tentativa de Golpe de Estado que começará a ser assunto da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal(STF) a partir desta terça-feira, 02, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou um reforço no esquema de segurança na região da Praça dos Três Poderes e na Esplanada dos Ministérios.
Segundo a pasta, a operação reunirá forças de segurança locais e federais, além da Polícia Judicial do STF. O plano inclui o uso de drones equipados com câmeras térmicas, aumento do efetivo policial nas ruas, controle rigoroso de acesso e revistas em situações consideradas suspeitas. A determinação do Supremo também proíbe bloqueios e acampamentos no entorno da Corte.
A partir desta segunda-feira ,1º, a SSP-DF instalará uma Célula Presencial Integrada de Inteligência, que terá como função monitorar redes sociais, identificar movimentações suspeitas e agilizar o compartilhamento de informações entre os diferentes órgãos envolvidos. O reforço também prevê cães farejadores, interdições e medidas extras para garantir a segurança das sessões de julgamento, que começam em 2 de setembro e devem se estender até o dia 12.
7 de setembro
Nesta segunda-feira, 1º, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou que concluiu o Protocolo de Operações Integradas (POI) para o desfile cívico de 7 de Setembro.
O documento foi elaborado a partir de reuniões de alinhamento com órgãos federais e locais e com base em levantamentos de inteligência. O planejamento prevê ações coordenadas e sistematizadas para garantir a manutenção da ordem pública e a segurança dos participantes, autoridades, prédios públicos e de todos que irão acompanhar a celebração.
“Elaboramos um material detalhado, com base em informações dos setores de inteligência e sob a chancela de todos os envolvidos, o que reforça a integração que já faz parte das nossas ações. Além do efetivo escalado para atuar no local, teremos equipes de sobreaviso. O objetivo é garantir que essa celebração ocorra de forma pacífica e segura”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Reforço no policiamento e acesso à Esplanada
O esquema de segurança contará com o reforço de policiamento em toda a região central e a atuação de tropas especializadas. As alterações no trânsito na Esplanada dos Ministérios terão início a partir das 17h de sábado ,6. As linhas de revista estarão distribuídas pelos acessos à área do desfile, que contará com arquibancadas e palanques com entradas exclusivas para autoridades e público em geral.
acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, e prédios públicos estarão protegidos por gradis. Equipes de emergência e combate a incêndios também atuarão no local, e a 5ª Delegacia de Polícia terá reforço no efetivo para atendimento de ocorrências.
Cidade Policial
Para facilitar a atuação, as forças de segurança terão como base a estrutura da Cidade Policial, que será montada ao lado do Museu da República. No local, que servirá como ponto de apoio aos agentes de segurança, haverá os comandos móveis das corporações. Imagens de drones e das câmeras localizadas no comando móvel da PMDF vão contribuir com o policiamento.
A Delegacia Móvel da PCDF estará na Cidade Policial, onde será possível fazer o registro de ocorrências policiais e bloqueio de celulares roubados ou furtados, por meio do programa Fora da Rede. Haverá, ainda, reforço no efetivo da 5ª Delegacia de Polícia, Delegacia da Criança e do Adolescebte (DCA I) e Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM I).
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também atuará na prevenção de incêndios e contará com equipes de militares especializados em atendimento pré-hospitalar, circulando entre o público para uma resposta mais rápida em caso de necessidade.
Os bombeiros utilizarão, ainda, a Plataforma de Observação Elevada (POE), com câmeras de alta resolução e alcance acopladas, para melhor observação da movimentação do público. A plataforma possui cinco câmeras superiores, que podem chegar a 15 metros de altura, sendo três fixas, uma térmica – que capta imagens por meio de calor – e uma giratória. Há também seis câmeras ao redor da viatura, que podem ser utilizadas para capturar imagens em planos inferiores.
( da redação com informações de assessoria e Ag. Brasília. Edição: Políica Real)