Nordeste, Safra e Visão Municipal.
Pesquisa sobre produção agrícola municipal dá destaque para o Nordeste na fruticultura; Milho tem maior aumento, mas soja continua em primeiro lugar no ranking da produção agrícola brasileira em 2.003.
(Brasília-DF,25/11/2004) O milho apresentou aumento de 34% na produção em 2003, atingindo 48,3 milhões de toneladas e afastando o risco de desabastecimento que vinha ocorrendo nos últimos anos, pela diminuição da área plantada em detrimento de culturas mais rentáveis, como a soja. Primeiro lugar no ranking da produção agrícola desde 2002, a soja teve 23% de aumento na produção, alcançando 51,9 milhões de toneladas, e 13% de expansão na área plantada.
Esses dados se destacam na pesquisa sobre Produção Agrícola Municipal de 2003, que traz resultados das lavouras temporárias e permanentes, por produto agrícola, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação. O CD-ROM, preparado pelo IBGE, que acompanha a publicação traz ainda tabelas por mesorregiões, microregiões geográficas e municípios, com informações sobre área plantada, área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção.
O principal motivo para o crescimento do milho foi a 2ª safra, que aumentou em área plantada e obteve excelente produtividade com a boa distribuição das chuvas. A área plantada, em todo o ano, atingiu 13,3 milhões de hectares. Quase a metade das 48,3 milhões de toneladas de grãos produzidos estão na região Sul (24,1 milhões de toneladas), sendo o estado do Paraná o principal produtor, responsável por cerca de 27% da produção nacional. Entre os municípios, Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, se destaca como principal produtor, superando Jataí em Goiás, que ficou em segundo lugar.
Petrolina (PE) é o principal município produtor de manga do País
A irrigação, aliada ao preço atrativo da terra e disponibilidade de mão de obra, deram à região Nordeste vantagens na fruticultura: é a maior produtora de abacaxi, banana, cacau, côco, goiaba, mamão, manga, melão, maracujá e castanha de caju.
No caso da cultura da manga, o estado da Bahia se destaca como maior produtor brasileiro. Entre os municípios, Petrolina , em Pernambuco, que teve projeto pioneiro em irrigação, é o principal produtor da fruta no País, seguida de Juazeiro e Livramento de Nossa Senhora, ambos municípios baianos.
( da redação com informações do IBGE)