31 de julho de 2025
TENTATIVA DE GOLPE

Ex-presidente Jair Bolsonaro confessa que tentou romper a tornozeleira eletrônica

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em

(Brasília-DF, 22/11/2025). Na tarde deste sábado, 22, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap) divulgou relatório ) junto a um vídeo, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que o ex-presidente Jair Bolsonaro admite que usou um ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica.

“[Foi] curiosidade”, disse ele, informando que a tentativa de abrir o equipamento ocorreu no final da tarde dessa sexta-feira ,21)\.

Às 00h07 deste sábado ,22, o sistema do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME) gerou o alerta de violação da tornozeleira. Pela manhã, Bolsonaro foi preso pela Polícia Federal.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, retirou o sigilo sobre o relatório e o vídeo da Seap e deu prazo de 24 horas para que a defesa de Bolsonaro se manifeste sobre a tentativa de violar a tornozeleira.

“O equipamento possuía sinais claros e importantes de avaria. Haviam marcas de queimadura em toda sua circunferência, no local de encaixe/fechamento do case. No momento da análise o monitorado foi questionado acerca do instrumento utilizado. Em resposta, informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento”, diz o relatório.

Bolsonaro estava em prisão domiciliar em razão de descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF. Elas foram determinadas no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.

( da redação com agências. Edição: Política Real)