31 de julho de 2025

Transposição do São Francisco.

Ciro diz que é exagero dizer que rio está morrendo e volta a falar em levar água a quem tem sede; Ciro respondeu Heloísa Helena.

Publicado em

 

 

( Brasília-DF,21/09/2004) O projeto de interligação de bacias do rio São Francisco e de garantia da segurança hídrica do Nordeste também foi objeto da conversa entre Ciro e Sarney, que gostou da proposta: "o projeto é muito bom e obedece a essa visão de longo prazo, é um projeto para trinta anos". - Estamos sendo realistas, pois é preciso revitalizar a bacia, regularizar a vazão do rio e proteger as nascentes, e isso demanda tempo - comentou Sarmey.

 

O ministro espera iniciar "tanto a revitalização quanto as obras de interligação de bacias no ano de 2005". Sobre declarações da senadora Heloísa Helena (P-SOL-AL) de que o rio São Francisco está morrendo e que seria dinheiro jogado fora fazer a transposição, Ciro afirmou:

 

- A primeira parte da frase é parcialmente verdadeira, embora exagerada, e a segunda é um equívoco de quem talvez não compreenda a nova concepção. O rio de fato tem problemas graves no baixo São Francisco, onde está o estado que a eminente senadora representa, há um prejuízo grave causado pela cascata de barragens. Entretanto, o que seria do Nordeste sem a cascata de barragens da CHESF? A resposta para isso é um programa de revitalização que já está em curso, tanto de recuperação de matas ciliares quanto de assoreamento e recuperação das nascentes, e apoio aos pescadores do baixo São Francisco que ficaram praticamente sem poder trabalhar no rio com os nutrientes retidos em Sobradinho. Isso não tem nada a ver com a interligação de bacias. Trata-se de transportar 1% da vazão média do rio para garantir que a vida seja sustentável para nove milhões de brasileiros que só têm essa água disponível, não têm outra - concluiu.

 

( da redação )