31 de julho de 2025

Olha essa aqui!

Publicado em
Enquanto se fechava os últimos escritos destas mal-traçadas, o PFL e o PSDB recolhiam assinaturas na Câmara por conta do caso Waldomiro Diniz. No Senado, Mercadante tinha reunião com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a senadora Patrícia Gomes(PPS-CE)) e a deputada Maria do Rosário(PT-RS) e os senadores do PMDB almoçavam na casa do senador Valmir Amaral(PMDB-DF); no Planalto, o Presidente Lula e alguns ministros recebiam o Presidente do Líbano.

Bem, o fator Waldomiro vai ser o catalizador da semana pré-carnavalesca e tem tudo para continuar, depois. O Governo está adorando a chegada de Momo ? nunca o PT adorou tanto o bom e velho ópio do povo. Pois bem, já que esse é o assunto vamos mudá-lo!

Para espanto de muitos justo, no Governo do PT a velha Arena, que já mudou de nome umas quatro vezes nos últimos anos, foi o partido que mais cresceu na Câmara Federal. Nem no Governo de Fernando Henrique o velho PP cresceu tanto - e olhe que Fernando Henrique incensava Delfim Neto, para espanto de alguns! Pois bem, por conta da entrada de última hora de uns nordestinos e um nortista o PP acabou passando à frente dos emergentes PTB e PL assim como do PSDB, o ex-partido do Governo.

O interessante é que o crescimento do PP, dirigido na Câmara por Pedro Henry(SP) ? que já foi do PSDB, PTB, PPS e PDT ? a antiga Arena, se dá justo nos tempos em que PT parece querer montar uma nova Arena(?!). O PP que foi, é ou ainda seria!? - de Paulo Maluf poderá ser fundamental na eleição na capital do Estado de São Paulo. A reeleição de Marta Suplicy é tida como fundamental para o PT, mas, também, pode ser um indicativo do fortalecimento do deputado João Paulo Cunha(PT-SP), presidente da Câmara Federal. Esse é um dado novíssimo, justo quando se dá o enfraquecimento do ministro José Dirceu. Existia um acordo de que todos os petistas importantes no Governo Federal iriam apoiar a reeleição de Marta. Quem tiver mais influência nesta grande composição para a reeleição da prefeita paulistana terá muito cacife para ter o seu apoio à sucessão de Geraldo Alckimin. Bem, parece assunto paulistano e paulista, né?! Nada disso, mexe com o país e porque não com o Nordeste!

Muito se fala que esse movimento será fundamental para muitos futuros políticos. È bom ficar peixe!

Boa quarta para todos, sem exceção

PONTUANDO

A necessidade de agradar os pefelistas do Senado com vista a não sair a CPI Waldomiro está fazendo uma vítima, o que poderá complicar as relações dentro do PMDB.

O ex-deputado e ex-ministro João Henrique dificilmente será conduzido à presidência da Empresa de Correios e Telégrafos, ECT. É que o Governo não quer desagradar ACM que não quer o fortalecimento de Geddel Vieira Lima. Vieira Lima é muito ligado a João Henrique. ACM entraria mais fácil no PMDB, como deseja Sarney, com o enfraquecimento de Vieira Lima.

Há fortes indícios que com isso faça com que o ex-deputado federal, Paulo Lustosa, que hoje está na secretaria-geral do Ministério das Comunicações, seja escolhido para a ECT, acabando com o impasse na indicação do nome. Tudo indica que isso se resolve até sexta-feira.

Mais uma divisão no PT. O Senado aceita uma CPI ampla para investigar campanhas eleitorais mas José Genoíno, presidente do Partido, pensa diferente.

Amanhã, a Bancada do Nordeste recebe Anderson Adauto, dos Transportes, para falar dos estragos nas estradas federais, com as chuvas, e o que ele tem para dizer. Depois se conta.

Nota de Rodapé: E esse Momo que não chega!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]