Lula disse que vai ligar para Donal Trump, não para falar do tarifaço mas para convidá-lo para COP30; Mauro Vieira, do Itamaraty, disse no Conselhão que vai apresentar informações sobre o PIX até o dia 18 em resposta aos EUA
“Gostaria que o presidente Trump fizesse uma experiência com o Pix nos Estados Unidos", disse
Publicado em
(Brasília-DF, 05/08/2025) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no centro do chamado Conselhão, no Palácio do Planalto, nesta terça-feira, 05, falou de sua disposição ao diálogo e à negociação, na relação com os tarifaço imposto pelos Estados Unidos, mas disse que é preciso do apoio dos empresários.
Lula afirmou que não pretende ligar para o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, para tratar das tarifas impostas aos produtos brasileiros exportados àquele país, mas que vai convidá-lo para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém.
“Eu não vou ligar para o Trump para conversar nada porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar para o Trump para convidar para a COP30 para saber o que ele pensa da questão climática”, disse Lula durante a abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, no Palácio Itamaraty, em Brasília.
“Gostaria que o presidente Trump fizesse uma experiência com o Pix nos Estados Unidos. Poderia levar o Pix para ele pagar uma conta, para ver que é uma coisa moderna”, brincou. “E qual a preocupação deles? Se o Pix tomar conta do mundo, os cartões de crédito irão desaparecer. É isso que esta por trás dessa loucura contra o Brasil”, argumentou Lula sobre a influências das grandes empresas no tarifaço.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que governo federal apresentará uma resposta aos Estados Unidos sobre o Pix no próximo dia 18 de agosto.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)