31 de julho de 2025

E os nordestinos com isso, heim?!

Publicado em
Como vai ficar o mundo político depois do carnaval?!

Esta é grande dúvida que se tem. O país está apreensivo com o atual quadro. Surgem indicativos, claros, de que o Palácio Planalto teve seus alicerces duramente atingidos, apesar de se insistir com a falsa convicção de que o dilúvio vai passar, fácil! Bem, como vai ficar a cena política no Nordeste com o enfraquecimento do modelo de gestão que se apresentava para o país?! Essa seria a grande dúvida que se pode colocar e que mais interessa na política nordestina.

Para se ter uma idéia, como vão ficar cenas importantes - como a baiana, cearense, pernambucanas ? que começaram a se montar a partir da convicção de que José Dirceu seria o todo-poderoso gestor da República?!

Os recentes movimentos de Ciro Gomes, da Integração, especialmente com as anunciadas mudanças na Codevasf, com a saída de Francisco Guedes, ou os controle dos fundos setoriais que servem as Comunicações, de Eunício Oliveira(CE) ou de Eduardo Campos(PE), assim como o futuro da relação PT e PMDB na Bahia, dependem, e muito, do fortalecimento ou enfraquecimento de Dirceu e do Governo.

Deixar o ministro Ciro Gomes sob controle era uma meta de Dirceu que acabou se servindo de Antonio Palocci. O fortalecimento de Oliveira e de Campos dependia muito de José Dirceu e sua gerência. É verdade que José Sarney se fortalece até que seja resolvido o quadro da CPI mas essa inflexão sobre o quadro baiano com ACM ainda é uma incógnita. Tudo indica que o Diário Oficial será um bom conselheiro mais tudo vai depender do tempo e dos humores. O senador Renan Calheiros(PMDB-AL) não teria participado do jantar em torno de Dirceu na última quinta, porém temos que ver que isso não seria o fim do mundo. Há informações de que as revistas desta sexta e sábado não falarão só de carnaval mas também já não é visto como o fim do mundo.

Bem, o Nordeste e seus líderes, como o resto do país vão ter que aguardar e repesar. È bom ver que existem outros interesses além dos eleitorais. Esse momento poderia servir para apressar coisas boas para a região, como um Nova Sudene, fortalecida, um BNB sem entraves ou uma efetiva revitalização do São Francisco com a conseqüente transposição de águas. Seria o ideal, mas nem sempre é possível. Os políticos são o veículo das ações que mudam a sociedade, e isso é um duro fato para os que não admitem a política como algo engrandecedor ? porém quando eles estão próximos de eleições até os grandes acabam pensando pequeno. Coisas da políica!

Bom carnaval para todos.

PONTUANDO

Bem, vamos ficar poraqui. Até depois, mas fiquem atentos para o D.0.U, viu!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]