31 de julho de 2025
REDES SOCIAIS E O PODER

AGU volta a demandar pedindo que a Justiça determine que o Discord efetive medidas de proteção as mulheres, crianças e adolescentes

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Uma imagem da sede da AGU Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 21/09/2026) Nesta segunda-feira, 21, a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou novo pedido à Justiça Federal, em Brasília, para que a plataforma Discord seja obrigada a efetivar medidas para proteger mulheres, crianças e adolescentes na internet.

AGU, na petição, diz que a empresa apresentou uma proposta de conciliação genérica e insuficiente para resolver as falhas apontadas pelo governo federal.

"Dotada de caráter genérico, com exceções e condicionantes dos mais diversos, [a proposta] não é apta a debelar a gravidade dos problemas associados, com a urgência e extensão que a demanda exige", afirmou a AGU no novo pedido.

No início deste mês, o juízo da 14ª Vara Federal Cível da Justiça Federal do Distrito Federal deu prazo de dez dias para o Discord apresentar a proposta.

A decisão foi proferida após o governo federal entrar com a ação judicial para obrigar a adoção das medidas. Na ação civil pública, a AGU também pede a condenação da empresa por dano moral coletivo no valor de R$ 500 milhões.

O Discord passou a ser cobrado pelo governo após a repercussão do caso de uma adolescente que foi induzida a tirar a própria vida durante uma live transmitida pela plataforma. O episódio ocorreu em julho.

( da redação com informações de assessoria e Ag. Brasil. Edição: Política Real)