31 de julho de 2025
JUSTIÇA EM CRISE

Paulo Gonet pede anulação de investigação de André Mendonça contra Alexandre de Moraes e fala de ilegalidade

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Paulo Gonet diz que André Mendonça agiu ilegalmente Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 01/09/2026) No final do dia e início da noite, Paulo Gonet,  procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu nesta terça-feira, 1º, a nulidade da investigação da Polícia Federal (PF) que encontrou as mensagens trocadas entre o ex-banqueiro Daniel Vorcaro e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Gonet, na manifestação enviada à Corte, disse que o relator do caso, ministro André Mendonça, investigou Moraes ilegalmente ao determinar o aprofundamento da investigação sobre o caso Master para esmiuçar as conversas envolvendo Moraes e o ex-banqueiro.

Na visão do procurador, o aprofundamento da apuração só poderia ocorrer após autorização do plenário da Corte.

Gonet entende que a eventual investigação contra Moraes deveria ser direcionada o presidente da Corte, Edson Fachin, que levaria do caso ao plenário, e não diretamente para execução da PF.

“A ordem dada à autoridade policial para investigar pessoas específicas, sem pedido do Ministério Público e sem iniciativa da autoridade policial, é nula, por exceder os limites de competência do magistrado na fase pré-processual”, afirmou Gonet.

O parecer enviado após Mendonça pedir que a PGR se manifestasse sobre o relatório da PF que faz menções ao ministro Alexandre de Moraes e o próprio procurador-geral.

As citações aos nomes de Moraes e Gonet foram captadas pela PF a partir da quebra de sigilo do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, alvo das investigações da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes financeiras no Banco Master. O sigilo do relatório de investigação foi retirado nesta terça-feira ,1°.

( da redação com informações da Ag. Brasil. Edição: Política Real)