31 de julho de 2025
PODER

Sondagem da economia na América Latina avança no segundo trimestre, informa pesquisa da FGV-IBRE

Veja mais

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Estimativas do PIB na América Latina Foto: site da FGV-IBRE

(Brasília-DF, 20/08/2026). Na manhã desta quinta-feira, 20, a FGV-IBRE divulgou o seu Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina

Após queda no 1º trimestre, o indicador voltou a subir  no 2º trimestre de 2026, retomando tendência positiva que caracterizou o ano passado. O indicador atingiu 83,7 pontos, uma alta de 10,7 pontos em relação ao trimestre anterior. Em 12  meses, a média do indicador atingiu 83,0 pontos, levemente acima (1,4 pontos) do observado no 1º  trimestre.

Dentre as principais economias da região, destaca-se o crescimento do ICE na Argentina  (+54,8 pontos, para 123,1) e na Colômbia (+27,0 pontos, chegando a 93,7). O Brasil também  observou melhora do indicador, embora tímida (+4,7 pontos, atingindo 76,9). O México foi o único  a caminhar em direção oposta, com redução do indicador em relação ao 1º trimestre (-3,2 pontos,  atingindo 56,9).

Em relação às projeções de crescimento do PIB para a América Latina, a expectativa para 2026 não  sofreu alterações em relação ao 1º trimestre, permanecendo em 1,9%. A estabilidade  regional esconde variações em direções opostas nos países da região. Do lado positivo, destacaram[1]se Brasil e Colômbia; já do lado negativo, Chile e Bolívia registraram as maiores revisões.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)