31 de julho de 2025
ORÇAMENTO EM CRISE

Hugo Motta diz que vai mostrar ao STF que comprovar a transparência da execução das emendas parlamentares

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Hugo Motta Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 15/07/2026) Nesta quarta-feira, 15, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, defendeu a legalidade das emendas parlamentares e afirmou que vai comprovar a transparência da execução desses recursos perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

A Polícia Federal apontou indícios de que políticos sem mandato têm exercido influência sobre a destinação dessas emendas.

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou o bloqueio de R$ 6,1 milhões em bens do ex-deputado federal Eduardo Cunha e de R$ 119 milhões em bens do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Na decisão, o ministro também deu prazo de dez dias para que Hugo Motta encaminhe toda a documentação relativa à tramitação interna das emendas apontadas pela Polícia Federal, devidamente individualizada e organizada por emenda.

“Nós temos a convicção de que a Câmara está cumprindo a lei acerca da aplicabilidade e da execução das emendas de comissão. Nós vamos demonstrar isso nesse processo”, disse o presidente a jornalistas na saída do Plenário nesta terça-feira ,14.

“Eu respondo pela Câmara dos Deputados, estou conversando com as lideranças, com os órgãos técnicos da Casa e, no momento certo, nós vamos nos posicionar", afirmou Motta.

( da redação com informações da Agência Câmara de Notícias. Edição: Política Real)