Irã anunciou ataque alvos ligados às forças americanas próximas do Estreito de Ormuz assim como Bahrein confirmou que o país foi alvo de "vários drones iranianos"
Veja mais
Publicado em
Com agências.
(Brasília-DF, 27/06/2026). Neste sábado, 27, a Guarda Revolucionária do Irã anunciou ter atacado alvos ligados às forças americanas próximas do Estreito de Ormuz, sem especificar quais, em resposta a bombardeios dos Estados Unidos sofridos na noite anterior, na primeira troca de fogo entre os dois países desde a assinatura de um acordo para pôr fim ao conflito.
Também neste sábado, o Ministério do Exterior do Bahrein confirmou que o país foi alvo de "vários drones iranianos", no que chamou de "clara violação de normas e convenções ocidentais que proíbem ataques a alvos civis e aterrorizar pessoas inocentes".
O Bahrein, que é aliado dos EUA no Oriente Médio e abriga a 5ª Frota da Marinha Americana, reivindicou seu "pleno e legítimo direito a defender sua soberania, segurança e estabilidade em conformidade com o direito internacional", e instou o Conselho de Segurança da ONU a "cumprir com suas responsabilidades para garantir a aplicação de sua resolução e exigir responsabilidades do agressor".
Um petroleiro que trafegava pelo Estreito de Ormuz também foi atingido neste sábado por um "projétil não identificado", informou a agência britânica de segurança marítima UKMTO.
"A embarcação sofreu danos na ponte de comando; todos os tripulantes estão a salvo", informou a UKMTO.
O Irã não assumiu responsabilidade pelo ataque a esse navio, que trafegava próximo à costa do Omã, mas reafirmou sua autoridade para regular a passagem de embarcações pelo Estreito de Ormuz.
O chefe do comitê de segurança nacional no parlamento iraniano, Ebrahim Azizi, disse neste sábado que qualquer violação das orientações iranianas de navegação pelo estreito seria enfrentada de forma decisiva.
( da redação com informações de assessoria e BBC. Edição: Política Real)