31 de julho de 2025
VIAGEM À EUROPA

Itamaraty explica detalhes da viagem do presidente Lula para Cúpula Brasil-Espanha e depois a Alemanha por conta, entre outros compromissos, do Encontro Econômico Brasil-Alemanha

Veja mais detalhes da agenda internacional na Europa

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Palácio do Itamaraty Foto: Imagem de arquivo

(Brasília-DF, 16/04/2026) O Itamaraty divulgou ontem, 15, e hoje, 16, o roteiro da viagem presidencial a Barcelona, na Espanha, e Hannover, na Alemanha.

Barcelona

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da I Cúpula Brasil-Espanha. O evento começa hoje e terá a presença do Presidente do Governo espanhol Pedro Sánchez.

O relacionamento bilateral com a Espanha foi elevado à condição de "Parceria Estratégica" em 2003.

O dia 18 de abril será dedicado à 4ª Reunião de Alto Nível do Fórum Democracia Sempre, organizada pelo governo espanhol. Trata-se de iniciativa lançada em 2024 para fortalecer a coordenação internacional em defesa da democracia. O encontro em Barcelona deverá reunir chefes de Estado e de governo de diferentes países.

Na Cúpula bilateral do dia 17 de abril, está prevista assinatura de instrumentos bilaterais em diversas áreas prioritárias, como economia social; ciência, tecnologia e inovação; minerais críticos; combate ao tráfico de pessoas; igualdade de gênero; saúde; cultura; cooperação em empreendedorismo, micro e pequenas empresas; serviços aéreos; assuntos consulares; telecomunicações, entre outros.

A Espanha é a oitava maior parceira comercial do Brasil, com corrente de comércio que alcançou 12,6 bilhões de dólares em 2025, com superávit brasileiro de 4,96 bilhões. Nesse período, o país ibérico foi o quinto maior destino global para as exportações brasileiras. Além disso, a Espanha tem figurado entre os principais investidores no Brasil por mais de duas décadas, com estoque de cerca de 50 bilhões de dólares em 2024.

Mais

Nos dias 19 e 20 de abril, o senhor Presidente da República realiza visita à Alemanha, onde participa da abertura da Feira Industrial de Hannover, do Encontro Econômico Brasil-Alemanha e das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível.

A Feira Industrial, a maior do gênero no mundo, terá o Brasil como país parceiro em 2026. Cerca de 300 empresas brasileiras estarão representadas, inclusive ‘startups’, conferindo visibilidade ao País na área de tecnologias industriais avançadas.

O 42º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, por sua vez, ensejará aos setores privados dos dois países oportunidade de reforçar e ampliar seus já robustos vínculos. Esse estreitamento da parceria entre os agentes econômicos evidencia-se ainda mais importante quando se tem em conta que, no próximo dia 1º de maio, entrará em vigor provisoriamente a parte comercial do Acordo de Parceria MERCOSUL-União Europeia.

Por fim, a terceira reunião das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível será presidida pelo Senhor Presidente da República e pelo Chanceler Federal Friedrich Merz, e integrada por vários ministros de ambos os lados. O encontro permitirá repassar os principais temas das relações bilaterais – em áreas como comércio e investimentos, energia, meio ambiente e mudança do clima, tecnologias de ponta (com destaque para inteligência artificial) e defesa. Também serão discutidas questões relevantes das agendas regionais e global, incluindo reforma da governança internacional, paz e segurança e regime multilateral de clima.

A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, com corrente de comércio que alcançou, em 2025, USD 20,9 bilhões. Ocupou, em 2024, o sétimo lugar entre os maiores estoques de investimento estrangeiro direto, com USD 38,5 bilhões, pelo critério do controlador final.

A Alemanha é também o principal parceiro do Brasil em cooperação técnico-financeira, com programas e projetos em segmentos como meio ambiente, energias renováveis e eficiência energética, ciência, tecnologia e inovação. Nos últimos quatro anos, o volume de compromissos assumidos pelo governo alemão somou mais de EUR 1 bilhão.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)