31 de julho de 2025
DISTRITO FEDERAL

Ibanies Rocha, contrariando especulações, anuncia renúncia ao cargo de governador do DF; ele deverá ser candidato ao Senado Federal

Ele assinou ato em Ceilândia, a cidade mais nordestina do DF

Por Politica Real com agências
Publicado em

Com agências

(Brasília-DF, 28/03/2026) Contrariando as especulações de que ficaria no cargo até o final face a crise surgida com o Banco de Brasília e o Banco Master, neste sábado, 28, durante uma costelada na Praça da Bíblia, um dos eventos durante a programação de aniversário em Ceilândia, o  governador Ibaneis Rocha assinou ato de renúncia ao cargo de chefe do Executivo do Distrito Federal e marca o último ato dele à frente do GDF.  A transmissão do cargo será nesta segunda-feira, 30, na Câmara Legislativa doDF

“Eu escolhi encerrar essa caminhada como governador exatamente aqui em Ceilândia por ser a cidade mais nordestina do Distrito Federal, com a alma de quem criou o DF pelas mãos e pelo suor. Por isso, essa presença hoje, nesta praça que tem um significado muito importante. Não é à toa que ela se chama Praça da Bíblia”, destacou Ibaneis Rocha.

Durante o evento, o chefe do Executivo destacou os feitos durante a gestão e relembrou ações realizadas em diferentes áreas do Distrito Federal.

A assinatura ocorreu em meio à programação pelos 55 anos de Ceilândia, maior região administrativa do Distrito Federal, que reúne atividades culturais, esportivas e comunitárias ao longo do fim de semana. A costelada, um dos momentos mais tradicionais das celebrações, reuniu milhares de moradores em um ambiente de convivência e celebração e marcou também o encerramento do ciclo de Ibaneis Rocha no governo.

Ibaneis Rocha, Celina Leão e secretários, apoiadores em Ceilândia 

Antes

Mais cedo Ibaneis Rocha participou, neste sábado ,28, de missa em ação de graças e da solenidade de descerramento de sua fotografia oficial na Galeria dos Governadores do Distrito Federal. As cerimônias, no Palácio do Buriti, marcam o encerramento de seu ciclo à frente do Executivo local. A programação reuniu familiares, autoridades, servidores e convidados em um momento de agradecimento e reconhecimento pela gestão à frente do Governo do Distrito Federal.

Durante a cerimônia, Ibaneis Rocha destacou o trabalho ao longo do mandato e agradeceu à equipe de governo e à população.

. “É um momento de muita alegria deixar o Governo do Distrito Federal com a convicção de que eu deixo um legado para essa cidade, de paz, de harmonia e de união de todas as religiões. Trabalhei muito em prol de todas elas, sem qualquer diferenciação. Temos quase 600 escrituras de igrejas entregues ao longo desse período. Então, essa missa é de gratidão por tudo que Deus nos proporcionou”, afirmou, emocionado, Ibaneis Rocha.

Em seguida, ocorreu a apresentação oficial da fotografia de Ibaneis Rocha na Galeria dos Governadores do DF, espaço que preserva a memória institucional dos chefes do Executivo local. A inclusão do retrato simboliza a passagem do governador pela administração pública e sua contribuição para a história política e administrativa do Distrito Federal.

“Eu quero, neste momento, desejar à nossa vice-governadora Celina Leão, que assume hoje o posto de governadora do Distrito Federal, que ela conduza os caminhos dessa cidade no rumo da paz, da manutenção da alegria e do cuidado com as pessoas que mais precisam, porque é para eles que nós governamos”, finalizou Ibaneis Rocha.

( da redação com informações da Ag.Brasília. Edição: Política Real)