Pesquisa mostra que 244 mil pessoas se deslocam do Entorno para o DF a trabalho e por estudo usando transporte público
Recorte da Pdad Ampliada mostra o movimento de cidadãos que vêm trabalhar e estudar na capital do país
Publicado em
Nesta terça-feira, 10, chegou na redação da Política Real chegou a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios ampliada (Pdad-A) de 2024 elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF).
A pesquisa traz recortes que apresentam dados sobre como as pessoas que moram na Periferia Metropolitana de Brasília (PMB) fazem o deslocamento para o Distrito Federal para trabalhar e estudar.
Como é
Aproximadamente 200 mil pessoas vêm para a capital a trabalho. Desse total, cerca de 122 mil trabalhadores utilizam ônibus no deslocamento. Quanto ao município de origem, a maioria dos trabalhadores é originária dos municípios goianos de Águas Lindas de Goiás (mais de 55 mil pessoas), Valparaíso de Goiás (mais de 42 mil pessoas), Novo Gama e Luziânia, com mais de 24 mil trabalhadores, cada um.
Os moradores dos municípios goianos que se deslocam para o DF para estudar totalizam 44 mil pessoas, das quais aproximadamente 18 mil utilizam ônibus ou transporte escolar público. A média de 9 mil estudantes vêm do Novo Gama é seguida de Águas Lindas de Goiás (cerca de 8.300 estudantes) e de Valparaíso e Planaltina, com quase 8 mil estudantes, cada.
"Esses dados evidenciam a forte integração da PMB com o DF", avalia o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino. "Ao divulgar esses resultados, o IPEDF fornece a base técnica indispensável para que gestores planejem soluções que reduzam o tempo de deslocamento e melhorem a qualidade de vida da população. Produzir dados confiáveis é o primeiro passo para uma mobilidade urbana mais justa e conectada."
De acordo com os dados da pesquisa, a Periferia Metropolitana de Brasília, que engloba os 12 municípios do Entorno, reúne 1.272.908 moradores e 571.635 domicílios na área urbana da PMB.
Entorno
O secretário do Entorno do GDF, Cristian Viana, reforça: "A pesquisa do IPEDF é um divisor de águas para entendermos a realidade da mobilidade no Entorno. Vamos utilizar esses números para fortalecer as parcerias do GDF com o estado de Goiás e a União, priorizando um transporte público eficiente e acessível. Precisamos transformar o Entorno em um polo de desenvolvimento integrado".
Sobre o deslocamento diário de mais de 200 mil trabalhadores da região do Entorno para o DF, o diretor de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais do IPEDF pontua: "Esse fluxo massivo de profissionais e trabalhadores demonstra a importância da investigação e estudo sobre a mobilidade dos moradores, uma vez que subsidia políticas e ações voltadas especialmente aos acessos, modos de se deslocar e melhorias das infraestruturas de transportes, considerando que o deslocamento cotidiano impacta diretamente a vida e a saúde da população".
( da redação com informações do IPEDF)