31 de julho de 2025
ESTADOS UNIDOS EM CRISE

Governo Trump anuncia que "Operação Metro Surge", na prática as ações do ICE, vai sair de Minnesota

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Tom Homan. fala Foto: X da ABC News

Com agências.

(Brasília-DF, 12/02/2026)  O chamado “Xerife da Fronteira”,  alto funcionário da Casa Branca para assuntos de fronteira, Tom Homan, anunciou nesta quinta-feira,12, que a repressão federal à imigração em Minnesota chegará ao fim em breve.

O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) e a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) iniciaram a "Operação Metro Surge" nas cidades gêmeas de Minneapolis e St. Paul, em Minnesota, em dezembro. Dois cidadãos americanos, Renee Good e Alex Pretti, foram mortos por agentes federais desde então.

O presidente dos EUA, Donald Trump, colocou Homan no comando da repressão federal à imigração em Minnesota no final de janeiro, poucos dias após a morte de Pretti. Anteriormente, a operação era dirigida pelo alto funcionário da Patrulha da Fronteira, Greg Bovino.

O que disse Homan?

"Propus, e o Presidente Trump concordou, que esta operação de reforço policial seja concluída", disse Homan à imprensa em Minneapolis na quinta-feira. "Uma redução significativa já está em andamento esta semana e continuará na próxima semana."

Homan afirmou que "Minnesota agora é menos um estado santuário para criminosos" devido à controversa repressão.

"Na próxima semana, vamos realocar os agentes que estão aqui em missão para suas bases de origem ou para outras áreas do país onde sejam necessários. Mas continuaremos a aplicar a lei de imigração", disse Homan.

Os assassinatos de dois cidadãos americanos em Minneapolis por agentes federais de imigração levaram a protestos não apenas em Minnesota, mas em todo o país. O impacto das operações de imigração, como a detenção de Liam Ramos, de cinco anos, e seu pai pelo ICE em Minneapolis, também gerou indignação.

Em determinado momento, havia mais de 3.000 agentes federais nas Cidades Gêmeas durante a operação. Para efeito de comparação, existem apenas cerca de 600 policiais na cidade de Minneapolis.

Walz afirma que o "longo caminho para a recuperação" começa com a saída do ICE.

As autoridades de Minnesota reagiram rapidamente ao anúncio de Homan.

"Eles pensaram que poderiam nos quebrar, mas o amor ao próximo e a determinação de perseverar podem superar uma ocupação", disse o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, membro do Partido Democrata. "Esses patriotas de Minneapolis estão mostrando que não se trata apenas de resistência — estar ao lado do próximo é algo profundamente americano."

O governador de Minnesota, Tim Walz, também democrata, afirmou: "O longo caminho para a recuperação começa agora."

"O impacto em nossa economia, nossas escolas e na vida das pessoas não será revertido da noite para o dia. Esse trabalho começa hoje", disse Walz.

A senadora americana por Minnesota, Amy Klobuchar, disse: "Os moradores de Minnesota se uniram, encararam o ICE e não cederam."

Os americanos desaprovam amplamente as políticas de imigração de Trump.

A redução do número de agentes federais nas Cidades Gêmeas ocorre em um momento em que uma nova pesquisa mostra que os americanos estão cada vez mais descontentes com as medidas de imigração de Trump.

Uma nova pesquisa da AP-NORC revelou que cerca de 6 em cada 10 adultos americanos dizem que Trump "foi longe demais" ao enviar agentes federais de imigração para cidades americanas.

Além de Minneapolis, as operações do ICE durante o segundo mandato de Trump também ocorreram em Nova York, Chicago, Los Angeles e diversas outras cidades.

A reação negativa provavelmente afetará o resultado das eleições de meio de mandato nos EUA, previstas para novembro. Os democratas esperam retomar a Câmara dos Representantes e até mesmo o Senado dos republicanos, criando um obstáculo para a agenda legislativa de Trump nos dois últimos anos de seu segundo mandato. Trump é constitucionalmente inelegível para concorrer a um terceiro mandato.

( da redação com informações da AP  e DW. Edição: Política Real)