31 de julho de 2025
BANCO MASTER

Ministro Edson Fachin reúne ministros dos STF para informar os colegas sobre o relatório da PF que cita o ministro Dias Toffoli no caso do Banco Master

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Edson Fachin decide renir ministros do STF Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 12/02/2026). O ministro Edson Fachin,  presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, convocou uma reunião com os demais ministros da Corte nesta quinta-feira ,12. O objetivo é comunicar aos colegas sobre o conteúdo do relatório da Polícia Federal que cita o ministro Dias Toffoli. A reunião está marcada em seguida ao final da sessão do plenário de hoje.

O documento foi entregue a Fachin pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. O relatório detalha dados extraídos do celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, apreendido durante a Operação Compliance Zero, que investiga fraudes financeiras.

Toffoli é o atual relator no STF da investigação que envolve a instituição financeira. As menções ao seu nome aparecem em conversas encontradas no aparelho do banqueiro, o que levou a PF a formalizar um pedido de suspeição do magistrado.

Hoje, como publicou a Política Real, o gabinete de Dias Toffoli divulgou nota classificando as menções como "ilações" e negando qualquer motivo para o afastamento da relatoria. A defesa do ministro argumentou que a Polícia Federal não tem legitimidade jurídica para solicitar a suspeição de um magistrado.

Na decisão mais recente, Toffoli determinou que a PF envie ao STF a íntegra dos dados e laudos periciais dos celulares apreendidos, decisão à qual ele recuou em seguida. O ministro afirmou em nota que apresentará sua resposta formal ao presidente Fachin após analisar todo o conteúdo encaminhado.

( da redação com informações de agências. Edição: Política Real)