31 de julho de 2025
PODER

COMENTÁRIO DO DIA: Passo para entrar na história!

Ouça o comentário da Política Real

Por Política Real
Publicado em
A República vai agradecer! Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 03/01/2026)  A manhã começa com 19ºC no centro da Capital do Brasil. Deverá chegar a 26ºC. Estão previstas tempestades à tarde.

Haverá sessão no plenário na Câmara dos Deputados, trabalho em comissões e haverá trabalho na Comissão de Ética.

No Senado, haverá sessão à tarde e pela manhã haverá  sessões em comissões, como a CPI da Segurança Pública.

Haverá sessão no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal e o rescaldo do anuncio da criação de uma relatoria para criação do código de conduta na Casa.

O presidente Lula recebe credencias e embaixadores e recebe ministros de Estado.

O Mercado vai ficar atento a divulgação de dados na primeira semana de fevereiro após os recordes de janeiro.  E o que mais?!

 

OUÇA AQUI

LEIA AQUI

 

COMENTÁRIO

Sabe por que os homens tem pavor das mulheres na vida pública?! Porque se são viris no debate são considerados brutos, se são amenos são considerados fracos. O cavalheirismo é um desafio no debate público dos homens com as mulheres.

O ministro sulista Edson Fachin, aquele que eu disse que não tinha turma, anunciou na abertura do ano do Judiciário a criação de um código de conduta para o STF e nomeou a ministra mineira Cármen Lúcia, única mulher da corte, uma decana, para relatar a proposta.

Dos 11 ministros do STF, 7 deles tem filhos e parentes com ações tramitando na Casa. Carmen Lúcia está entre os três que não tem. Ela, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, anunciou, ontem, 10 recomendações éticas para os juízes eleitorais em 2026. Uma prévia do que virá para o Supremo.

Edson Fachin, sabe se lá, se inspirou em Getúlio Vargas que escolheu mineiros quando chegou ao poder na Revolução de 30 ou nos cardiais que escolheram Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, para salvar a Igreja?

Uma coisa é certa, Fachin deu um passo e tanto para entrar na história pela porta da frente. A República agradece.

Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia

( da redação)