Fotos de Silvanei Vasques, preso no Paraguai, foram divulgadas
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 26/12/2025) A Polícia Federal do Paraguais enviou fotos do ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvanei Vasques, preso no aeroporto internacional de Assunção. Ele tentava fugir para El Salvador mas foi preso após decisão de prisão preventiva emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Segundo a PF, o ex-diretor violou a tornozeleira eletrônica e fugiu para o Paraguai, onde foi detido pelas autoridades locais, nesta sexta-feira ,26, ao tentar embarcar para outro país com passaporte falso.
Veja as fotos
Quem é
Natural de Ivaiporã, no Paraná, Vasques foi nomeado diretor-geral da PRF em abril de 2021 pelo então ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, hoje também condenado pelo STF por golpe de Estado. Ele substituiu Eduardo Aggio.
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, Vasques é formado em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).
Especialista em Gestão Organizacional pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Vasques também é mestre em Administração pela Universidade Uniatlantico, na Espanha, e doutorando em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina.
Ele entrou na PRF em 1995, aos 20 anos, e se aposentou em 2022, aos 47 anos. Ele pôde se aposentar pela regra antiga, que permitia deixar a corporação após 20 anos de contribuição independentemente da idade.
Durante sua carreira, ele exerceu atividades de gerência e comando em diversas áreas, inclusive como superintendente em Santa Catarina e coordenador-geral de operações na capital federal. Também foi secretário municipal de Segurança Pública e de Transportes no município de São José entre 2007 e 2008.
Antes de se tornar chefe da PRF, foi superintendente da corporação no Rio de Janeiro.
( da redação com informações de assessoria, redes sociai e BBC. Edição: Política Real)