31 de julho de 2025
PODER

Lula escolhe Guilherme Boulos para secretaria geral da Presidências; Boulos disse que foi escolhido para colocar o “governo na rua”

Veja mais

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Guilherme Boulos, Lula e Márcio Macêdo Foto: Ricardo Stuckert

(Brasília-DF, 20/10/2025). Nesta noite, 20, o Palácio do Planalto divilgou nota informando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, no lugar de Márcio Macêdo, que estava na função desde o início do governo, em janeiro de 2023.

Veja a nota:

“O. presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos nesta segunda-feira (20) e o convidou para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos irá substituir o ministro Márcio Macêdo na função.

Márcio, a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministro Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) participaram do encontro com o presidente. A nomeação de Boulos sairá publicada no Diário Oficial de amanhã.”

A Secretaria-Geral a Presidência é o ministério responsável pelo diálogo e interlocução do governo com organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Boulos tem 43 anos e uma trajetória política voltada ao ativismo urbano. No novo cargo terá como desafios na articulação política entre Palácio do Planalto, movimentos sociais e sociedade civil.

Boulos, em nota, disse que foi convocado por Lula para colocar o governo na rua.

“Agradeço ao Presidente  Lula pelo convite para ser Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil. Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho!”.

( da redação com informações de assessoria e redes sociais. Edição: Política Real)