31 de julho de 2025
BRASIL E BOLÍVIA

Lula anuncia carta ao presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, e diz da a Bolívia é parceira do Brasil em uma “América do Sul mais integrada, justa e solidária”

Lula fez postagem nas redes sociais

Por Política Real com redes sociais
Publicado em
Lula enviou carta de saudações e parabéns para Rodrigo Paz Foto: Montagem Política Real

(Brasilia-DF, 20/10/2025) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nas redes sociais que enviou uma carta ao presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz.  Lula foi muito próximo durante anos aos governos de centro-esquerda, nos últimos 20 anos na Bolívia.  Lula foi categórico em falar do respeito as decisões do povo da Bolívia e saudou o novo presidente eleito.

A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária.”, disse Lula

Veja a íntegra da postagem de Lula nas redes sociais mais cedo:

“Encaminhei carta nesta manhã ao presidente eleito do Estado Plurinacional da Bolívia,

Rodrigo Paz, parabenizando-o pela vitória no segundo turno das eleições do domingo (19).

A conclusão do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia demonstra o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, que deve seguir norteando toda a nossa região.

Na carta, reitero a prioridade do governo brasileiro no relacionamento com a Bolívia, com a qual compartilhamos extensa fronteira, mas também uma relação de amizade e respeito.

O presidente eleito pode contar com o meu compromisso de seguir trabalhando em benefício de nossas relações bilaterais e de cooperação em temas de interesse mútuo. A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária.”

Direita

Entre os países da América do Sul 5 países são hoje controlados pela chamada direita.

O presidente Lula saudou a eleições recentes no Equador e agora na Bolívia, mas não se manifestou sobre o Nobel da Paz ofertada a politica de extrema direita Corina Machado.

( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)