31 de julho de 2025
ISRAEL/GAZA

Davi Alcolumbre, que é judeu, divulga nota afirmando que acordo Israel/Hamas foi um “passo importante”; Alcolumbre defendeu o diálogo e a diplomacia como “único caminho possível para a paz duradoura”

Veja mais

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Davi Alcolumbre divulga nota Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 13/10/2025) Nesta segunda-feira, 13, em nota divulgada, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado e do Congresso Nacional, que é judeu, manifestou-se sobre a primeira fase do acordo firmado entre Israel e o Hamas, destacando o momento como um "passo importante" rumo à paz na região.

A declaração veio após a libertação de reféns israelenses e a soltura de prisioneiros palestinos, além da retomada da entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Para Alcolumbre, essas ações representam sinais promissores e renovam a esperança da comunidade internacional.

O acordo foi mediado pelos Estados Unidos, com apoio de países do Oriente Médio, e tem sido visto como um avanço significativo em um dos conflitos mais longos da história recente.

Alcolumbre defendeu o diálogo e a diplomacia como “único caminho possível para a paz duradoura” e expressou desejo de que a iniciativa leve à retomada das negociações diretas entre israelenses e palestinos.

Confira, abaixo, a íntegra da nota divulgada à imprensa.

Nota à Imprensa

"Ao testemunhar o início do cumprimento da primeira fase do acordo alcançado, nos últimos dias, entre Israel e o Hamas, saúdo, com renovada esperança, o plano de paz mediado pelos Estados Unidos e apoiado por países da região.

A libertação dos reféns israelenses, com sua devolução às famílias após mais de 700 dias de cativeiro, a soltura dos prisioneiros palestinos e a retomada da entrada da ajuda humanitária na Faixa de Gaza são sinais promissores que representam um passo importante para pôr fim a um conflito que, há décadas, desafia a comunidade internacional e tanto sofrimento tem causado a civis inocentes.

O diálogo e a diplomacia são, a meu ver, o único caminho possível para a paz duradoura. Neste sentido, faço votos de que o acordo em curso seja devidamente implementado e que a retomada do diálogo entre israelenses e palestinos seja capaz de superar os conflitos e assegurar a coexistência pacífica entre eles.

Que este momento simbolize o início de uma nova era de entendimento no Oriente Médio, baseada no respeito mútuo, na justiça e na convivência pacífica entre os povos".

Davi Alcolumbre
Presidente do Senado e do Congresso Naciona

 

( da redação com informações da Agência Senado. Edição: Política Real).