Lula disse que Donald Trump “resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil. E nós estamos desmentindo. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil. Ele só tem lucro”
Lula participou da entrega de 599 títulos de regularização fundiária de interesse social a moradores de Brasília Teimosa, no Recife (PE)
Publicado em
(Brasília-DF, 14/08/2025) No final de sua agenda em Pernambuco, nesta quinta-feira, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após tomar conhecimento de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse que o Brasil é um mau parceiro comercial que dá prejuízos aquele país, ele classificou a declaração como “mentira” .
“Ele resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil. E nós estamos desmentindo. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil. Ele só tem lucro”.
Lula discursou sobre o tema em evento no Recife, onde entregava títulos de terra no bairro periférico de Brasília Teimosa. Ele exemplificou que, em 15 anos, os Estados Unidos tiveram um lucro no comércio de US$ 410 bilhões.
“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. Eu quero dizer, para as pessoas mais pobres desse país, que a gente continua com vontade de negociar”.
Além do aspecto comercial, Lula, no evento no Recife, também criticou o posicionamento de Trump de que o Brasil não seguiria o rito legal adequadamente em função do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por parte do STF.
Como foi
Lula participou da entrega de 599 títulos de regularização fundiária de interesse social a moradores de Brasília Teimosa, no Recife (PE). A cerimônia, realizada nesta quinta-feira, 14 de agosto, marca um avanço histórico no processo de regularização de uma das comunidades mais emblemáticas do Recife.
“É muito importante porque o título dá segurança para vocês. O título diz que vocês são donos e que ninguém vai poder mexer com vocês. E vocês farão a casa do jeito que quiserem, a reforma que quiserem, pintar do jeito que quiserem, fazer o comércio de vocês, um comerciozinho que venda comida de qualidade, com o qual vocês sustentam a família de vocês. Isso nós queremos garantir para todo mundo”, ressaltou o presidente Lula.
Lula também afirmou que retornará à comunidade até janeiro de 2026 para concluir a entrega dos títulos às famílias. “O que nós estamos fazendo é que acabamos com a palafita aqui e vamos dar os títulos, porque vocês são os verdadeiros donos dessa terra, dessa praia e da história de vocês”, registrou.
Lula recordou a visita que fez à Brasília Teimosa em 2003, no início de seu primeiro mandato, quando levou todos os ministros para conhecer de perto a comunidade, então marcada pela precariedade e falta de infraestrutura. “O que eu queria era que os ministros soubessem para quem que a gente iria governar. Queria que eles soubessem qual era a razão pela qual eu tinha sido eleito presidente da República, que eu queria cuidar de todos, do rico e do pobre. Mas o pobre sempre teve e sempre terá uma preferência na minha vida e na minha governabilidade porque eu sei como é a vida das pessoas mais humildes nesse país”, afirmou Lula.
( da redação com informações de agências. Edição: Política Real)