31 de julho de 2025
ECONOMIA

Petrobras anuncia que vai atuar no setor de distribuição de gás; decisão coincide com irritação de Lula pelo preço do gás não baixar para o consumidor final mesmo com a Petrobras reduzindo o preço para as distribuidoras

Veja mais

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Magda Chambriard é presidente da Petrobras e atendeu Lula Foto: Agencia Petrobras

(Brasília-DF, 08/08/2025). Na noite dessa quinta-feira, 07, junto com a divulgação do seu resultado mais recente a Petrobras  divulgou, tambem, que vai voltar a atuar na distribuição de gás para o consumidor final.  A medida é vista como uma reação a redução do preço ofertado às distribuidoras pela companhia e a não redução do preço final aos consumidores.

Veja a nota:

"A Petrobras informa que seu Conselho de Administração, em reunião realizada nesta quinta-feira (07/08), aprovou, no âmbito dos elementos estratégicos do Plano Estratégico da companhia, a inclusão do Posicionamento da Petrobras em Distribuição nos segmentos de RTC e G&E e Baixo Carbono, nos seguintes termos:

• Posicionamento em Distribuição: Atuar em negócios rentáveis e de parcerias nas atividades de distribuição, observadas as disposições contratuais vigentes.

• Direcionadores do Posicionamento em Distribuição:

- Atuar na distribuição de GLP;

- Integrar com demais negócios no Brasil e no mundo;

- Oferecer soluções de baixo carbono para seus clientes."

Irritação

No último dia de julho,31, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, irritado, fez uma postagem nas redes sociais reclamando que os preço do gás para as pessoas não baixavam.

“A Petrobras anunciou, mais uma vez, uma redução no valor do gás natural nas refinarias. Porém, temos observado que muitas vezes a redução não está chegando para o consumidor.

Determinei à Senacon que verifique como está sendo feita a composição dos preços praticados pelas empresas, para que possamos entender, à luz do Código de Defesa do Consumidor, por que as reduções de preços realizadas pela Petrobras não estão sendo repassadas à população.”, disse.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real).