Silvio Costa Filho recebe bancada que defendeu melhora do projeto dos aeródromos, racionalização no preço das passagens aéreas mais caras do Brasil; Sidney Leite disse que “é o Norte representando solução para o Brasil.”
Foi tratado sobre porto de Manaus, dragagem do Alto Solimões e as “Rotas para o Pacífico”
Publicado em
( reeditado)
(Brasília-DF, 15/05/2025) Deputados e deputada da Bancada do Norte, sob a coordenação do deputado Sidney Leite (PSD-AM), foram recebidos na sede do Ministério dos Portos e Aeroportos, na Esplanada dos Ministérios, em reunião com o titular da pasta, ministro Silvio Costa Filho. A possibilidade de transformar aeródromos municipais em pequenos aeroportos, o programa Ampliar, e a racionalização do preço das passagens aéreas, das mais caras do Brasil foram tratados. No que se trata de portos, a licitação do porto de Manaus e as chamadas “Rotas para o Pacífico”.
Participaram da reunião a deputada Silvia Cristina (Progressistas-RO), deputado Gabriel Motta (Republicanos-RR), deputado Airton Faleiro (PT-PA), deputado. Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), deputado Alexandre Guimarães (MDB-TO) e o deputado Henderson Pinto (MDB-PA).
Sidney Leite disse que em agosto haverá um novo encontro da Bancada do Norte com o ministro Silvio Costa Filho. Ele informou que há possibilidade da bancada apresentar emendas de bancada para atender aeródromos que não estão no Novo PAC.
Sidney Leite disse que a bancada do Norte defende uma interlocução dos Ministérios dos Transportes, dos Portos e Aeroportos e o Ministério do Planejamento. Ele considera fundamental que se viabilize as “Rotas para o Pacífico”. “É o Norte representando solução para o Brasil.”, disse.
Sidney Leite falou à Política Real após a reunião.
Política Real: Deputado Sidney Leite hoje, 15, o senhor organizou um pequeno grupo de parlamentares para discutir assuntos da bancada do Norte, lá no Ministério dos Portos, do que se tratou?
Sidney Leite: Primeiro agradecer a receptividade do ministro Silvio Costa Filho. Nós tratamos do projeto “Ampliar”, que visa suprir um vazio em especial no Norte da falta de aeroportos nos municípios que têm pequenos aeródromos e que possam ter um aeroporto, inclusive com balizamento noturno, tendo em vista a distância e o isolamento da Amazônia.
Depois dessa primeira etapa, acertamos nos reunir na primeira quinzena de agosto com os representantes da Gol, da TAM e da Azul, para discutir o preço das passagens aéreas, haja visto que se um cidadão buscar tirar uma passagem Santarém-Belém, ela é um custo. Mas, se ele tirar uma passagem Santarém-Brasília e esse voo passa por Belém, a passagem é mais barata.
Se o cidadão tirar uma passagem Manaus-Brasília, ela custa R$ 4 mil, R$ 4.800, mas se ele tirar uma passagem Manaus-Recife e esse voo passar por Brasília, essa passagem é mais barata. Então, este é um assunto.
E o outro é que a população do norte parece coruja, porque a maioria dos voos são na madrugada. Então, você não dorme nem antes, nem durante, nem depois do voo.
Portos
Política Real: Deputado, e sobre Portos?!
Sidney Leite: “Outra questão que foi tratada, uma questão específica do estado do Amazonas, primeiro, é a questão do porto da Manaus-Moderno.
Manaus é uma das cidades que mais recebe embarcações no norte do Brasil. Então, o Ministro se comprometeu, em breve, a reunir a bancada do Amazonas para apresentar o projeto do porto que está em licitação.
E o outro é a questão das rotas que aproximam o Atlântico do Pacífico, inclusive capitaneada pela ministra (do Planejamento) Simone Tebet.
E eu tratei da necessidade de nós fazermos essa interlocução do Ministério dos Portos com o Ministério do Transporte, haja vista, que aí nós precisamos garantir a trafegabilidade no estado do Tocantins, a Transamazônica no estado do Pará e a Transamazônica no estado do Amazonas.
E bem como a dragagem, necessária, no Alto Solimões, no Rio Solimões, no estado do Amazonas.
Então, nós ficamos de marcar uma conversa, ele juntamente com a direção do DNIT, para atualizar essa pauta.
E nós ficamos de reunir com ele e a bancada toda para aqueles municípios que têm necessidade de aeródromos, mas não estão nem no PAC, nem nos programas do governo, que se as bancadas entenderem que é prioridade e priorizar emenda de bancada, o ministério vai executar esses aeroportos.
Então, esses foram os temas que nós tratamos com o ministro Silvio Costa. Já saímos com essa agenda de trabalho para o mês de agosto, para o mês de setembro, certo? E vamos dar continuidade através dessa articulação necessária da bancada do Norte para que a gente possa melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico.
Lembrando que se nós conseguirmos viabilizar essa rota do Solimões para a Ásia, o Brasil terá um ganho, segundo o Ministério do Planejamento, de até três semanas pelo canal do Panamá.
Isso representa um ganho extraordinário para a economia brasileira, para o agronegócio, para o setor produtivo, e que, sem dúvida nenhuma, é uma verdadeira revolução na economia. É o Norte representando solução para o Brasil. E a gente fica muito feliz de que essa unidade de deputadas e deputadas está conseguindo esse resultado para a nossa região.”.
( da redação com edição da Política Real)