Ibaneis Rocha, após encontro com Geraldo Alckmin, disse que vai convocar Fórum Nacional de Governadores para tratar do tarifaço; “Todos os governadores estão muito preocupados”, disse Ibaneis
Ibaneis Rocha disse que convidou Alckmin e que o convite foi estendido ao presidente Lula
Publicado em
Com agências
(Brasília-DF, 28/07/2025). O ministro da Indústria e Comércio e Vice-Presidente da República. Geraldo Alckmin, recebeu no final da manhã desta segunda-feira, 28, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Após a reunião, o governador Ibaneis Rocha, anunciou que vai convocar uma edição extraordinária do Fórum Nacional de Governadores para debater e propor soluções à medida anunciada pelos Estados Unidos de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. O objetivo é que o encontro reúna representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, além do governo federal.
Ibaneis Rocha disse que foi visitar o VP e ministro Geraldo Alckmin para convidá-lo a participar do encontro. O convite se estende também ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Todos os governadores estão muito preocupados. Uns perdem mais, outros menos, mas acho que nós temos condições de fazer um diálogo unindo toda a classe política brasileira em torno desse que é um problema nacional”, afirmou.
“Ele [Geraldo Alckmin] recebeu muito bem o nosso convite, e nossas assessorias ficaram de marcar a data para que eu possa comunicar os governadores, para que a gente faça esse fórum aqui debatendo esse tema que vai atingir muito a população brasileira, não só na parte das exportações, mas também na produção”, prosseguiu o governador A expectativa é de que a reunião ocorra antes de a medida entrar em vigor.
A ideia é que, durante o Fórum de Governadores, seja montada uma comitiva que possa acompanhar Geraldo Alckmin nas tratativas em Washington, nos EUA.
“A ideia principal é que ocorra a reunião e que a gente tire uma comissão dentro dos governadores para acompanhar o governo federal, o vice-presidente e os negociadores, mostrando a unidade, porque quem mais vai perder com isso é exatamente a população mais carente, que perde emprego, renda e salário. A ideia é exatamente trabalhar com os governadores para que a gente possa ajudar na solução desse grande problema”, completou Ibaneis Rocha.
Taxação
Em 9 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a aplicação de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. A medida entra em vigor em 1º de agosto. O chamado “tarifaço” teve, entre as justificativas, argumentos políticos e comerciais.
( da redação com Ag. Brasília. Edição: Política Real)