31 de julho de 2025
Mundo e Poder

GUERRA ACELERA: Donald Trump já aprovou ataque ao Irã, mas pode “fazê-lo, posso não fazê-lo”

Veja mais

Publicado em
9c70d92ab8133e3739089e0d01b67619.png

( Publicada às 06h 56 do dia 19/06/2025)

( Publicada originalmente às 04 hs 33 ) 

Com agências.

(Brasília-DF, 20/06/2025). O presidente dos EUA, Donald Trump, teria aprovado os planos de ataque ao Irã, mas está adiando as ordens finais sobre se deve ou não avançar contra o país, à medida que se intensifica o conflito com Israel sobre o seu programa nuclear em rápido avanço.

Trump está adiando a autorização para os ataques, caso o Irã decida recuar e se render às suas exigências, de acordo com um assessor sénior da Casa Branca que falou ao The Wall Street Journal.

Trump tem apelado repetidamente ao Irã para que se renda incondicionalmente e abandone o seu programa nuclear, no meio de uma acesa troca de ataques com mísseis transfronteiriços com Israel.

O conflito, que entrou no seu sétimo dia, já custou a vida a dezenas de israelitas e  centenas de iranianos.

Questionado nessa quarta-feira,18, sobre se Washington planeia juntar-se a Israel para atacar o Irão, Trump respondeu sem rodeios: "Posso fazê-lo, posso não o fazê-lo". Trump sugeriu mesmo que o assassinato do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, por parte dos EUA não está fora de questão.

O 47º presidente dos EUA afirma que Washington sabe onde Khamenei está escondido, mas não está interessado em matá-lo "por enquanto".

( da redação com Euro News e Ap. Edição: Política Real)