Donald Trump critica Emmanuel Macron por avaliar que presidente dos EUA deixou cúpula do G-7 para buscar uma solução para cessar-fogo entre Israel e Irã
Veja mais
( Publicada originalmente às 11 h 45 do dia 17/06/2025)
Com agências.
(Brasília-DF, 18/06/2026). O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o presidente francês, Emmanuel Macron, na manhã desta terça-feira,17, dizendo que ele estava "buscando publicidade", horas depois de vê-lo na cúpula do G7 no Canadá.
Trump discordou dos comentários de Macron a repórteres, sugerindo que ele havia deixado o encontro mais cedo para trabalhar em um "cessar-fogo" entre Israel e o Irã.
"Errado!", escreveu Trump em sua rede social Truth. "Ele não tem ideia de por que estou a caminho de Washington, mas certamente não tem nada a ver com um cessar-fogo. Muito maior do que isso. Seja propositalmente ou não, Emmanuel sempre erra. Fiquem ligados!"
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse na noite de segunda-feira que Trump estava saindo mais cedo da cúpula "por causa do que está acontecendo no Oriente Médio".
Trump e Macron têm tido um relacionamento geralmente caloroso até agora. Macron lidera a França desde 2017, um período que se sobrepõe aos dois mandatos de Trump na Casa Branca.
Saiu antes
Os líderes mundiais presentes na cúpula do G-7 tentaram encontrar uma forma de conter o conflito que dura há cinco dias e que já tirou a vida a centenas de pessoas em Israel e no Irão.
O presidente Trump já tinha alertado para a necessidade de Teerã desmantelar o seu programa nuclear antes que seja "demasiado tarde".
O presidente dos EUA afirmou que os líderes iranianos "gostariam de falar", mas que já tinham tido 60 dias para chegar a um acordo sobre as suas ambições nucleares e não o fizeram antes do início de um ataque aéreo israelita, há quatro dias. "Têm de chegar a um acordo", afirmou.
( da redação com informações da The Washington Post. Edição: Política Real)