Em dia que Israel diz que domina os ares do Irã, Teerã lança nova onda de ataques com drones; "esta operação continuará ininterruptamente até o início da manhã", informou a mídia oficial da Guarda Revolucionária Islâmica.
Veja mais
( Publicada originalmemente às 18h 20 do dia16/06/2025)
(Brasília-DF,17/06/2025). Muito se fala da superioridade de Israel sobre o Irã quando se trata, notadamente, da frota aérea, pois esse conflito já entra no 4º dia. Hoje, mais cedo um porta-voz das Forças Armadas israelenses afirmou que Israel "alcançou controle aéreo total sobre Teerã", capital iraniana.
"Destruímos um terço dos lançadores de mísseis superfície-superfície do regime iraniano", disse o Brigadeiro-General Effie Defrin em uma coletiva de imprensa.
"Estamos a caminho da vitória", afirmou, em seguida, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. "Estamos a caminho de alcançar nossos dois objetivos: eliminar a ameaça nuclear e eliminar a ameaça dos mísseis."
No final do dia e início da noite o Irã iniciou uma nova onda de ataques combinados contra Israel usando drones e mísseis, informou a mídia iraniana.
A ofensiva iniciada culminou com a destruição de um sistema israelense de defesa aérea de longo alcance, informou a agência de notícias Fars.
Os militares do Irã também realizaram 550 operações usando drones desde o início da Operação Promessa Verdadeira 3, diz a reportagem.
Os ataques desta segunda-feira atingiram uma usina de energia na cidade de Haifa, no norte de Israel. Entre outras atividades, refinarias de petróleo na região tiveram seu funcionamento afetado.
Conforme a agência Tasmin, os ataques iranianos contra Israel devem continuar até o começo da manhã na região.
"Esta operação continuará ininterruptamente até o início da manhã", informou a mídia citando o representante oficial do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica.
( da redação com informações da BBC e da Sputnik News. Edição: Política Real)