Confederação Nacional dos Municípios informa que gestores municipais que estavam presos em Israel já se deslocam para a Jordânia para voltarem ao Brasil; espaço aéreo de Israel está fechado face a ataques do Irã
Veja mais
( Publicada originalmente às 10h00 do dia 16/06/2025)
(Brasília-DF, 17/06/2025). No início da manhã, a Confederação Nacional dos Municípios(CNM) divulgou nota informando que os prefeitos e gestores municipais brasileiros, que estavam em Israel, e que não estavam podem deixar aquele país face ao espaço aéreo de Israel estar fechando face aos ataques de reatualização feitos pelo Irâ desde a semana passada, está se deslocando, por via terrestre, de forma segura, para a Jordânia para , em seguida, voltarem ao Brasil.
Veja a nota da CNM:
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, celebra a chegada em segurança da comitiva de gestores municipais à Jordânia na manhã desta segunda-feira, 16 de junho. A atualização foi repassada pelo tesoureiro da entidade, Nélio Aguiar, que integra a comitiva ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de diversos Municípios.
Por questões de segurança, detalhes sobre o horário e o trajeto da comitiva não haviam sido divulgados previamente. Segundo informações repassadas por Aguiar neste momento (9h56 - horário de Brasília), a comitiva ultrapassou por ônibus a fronteira e está no país em deslocamento a outro ponto onde pegarão avião para retorno ao Brasil.
Durante o fim de semana, a CNM articulou junto ao Governo Federal e à Embaixada da Jordânia, solicitando apoio das autoridades locais com a possível saída dos gestores brasileiros por aquele país. A entidade mantém contato permanente com os mesmos, por meio de seu tesoureiro, e segue prestando todo o suporte necessário.
Gestores que fazem parte da primeira comitiva de gestores municipais brasileiros a deixar Israel nesta segunda-feira,16 de junho:
Francisco Nélio - tesoureiro da CNM
Álvaro Damião - prefeito de Belo Horizonte (MG)
Márcio Lobato - secretário municipal de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG)
Davi de Matos - chefe executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas)
Welberth Porto - prefeito de Macaé (RJ)
Claudia da Silva - vice-prefeita de Goiânia (GO)
Cícero de Lucena - prefeito de João Pessoa (PB)
Janete Aparecida - vice-prefeita de Divinópolis (MG)
Gilson Chagas - secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
Johnny Maycon - prefeito de Nova Friburgo (RJ)
Francisco Vagner - secretário de Planejamento de Natal (RN)
Flávio Guimarães - vereador do Rio de Janeiro (RJ)
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)