Itamaraty negocia com a Jordânia saída de autoridades brasileiras hoje retidas em Israel
Veja mais
( Publicada originalmente às 07h 29 do dia 14/06/2025)
(Brasília-DF, 16/06/2025) Nesse sábado, 14, o Itamaraty anunciou que está trabalhando a possibilidade de trazer autoridades brasileiras retidas em Israel face ao crise dos bombardeios imposto pelo Irâ em represalia aos ataques de Israel por meio terrestre, via Jordânia.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou nesse sábado .14, com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, para abrir uma rota de retirada das comitivas de políticos brasileiros.
“O ministro das Relações Exteriores manteve contato hoje [sábado] com seu homólogo da Jordânia, com o objetivo de abrir uma alternativa de evacuação por aquele país, quando as condições de segurança em Israel permitam um deslocamento por terra até a fronteira”, informou o Itamaraty em comunicado.
O Itamaraty também confirmou conversas com diplomatas israelenses. Segundo o ministério, a embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato com as delegações de políticos brasileiros, e o Ministério das Relações Exteriores contatou o Ministério de Relações Exteriores de Israel para que duas comitivas tenham garantias de segurança e possam retornar ao Brasil assim que as condições naquele país permitirem.
Feira de segurança
As comitivas de políticos brasileiros estavam participando de uma feira de tecnologia e segurança em Israel quando foram surpreendidas pelo início do conflito entre o país e o Irã. As delegações estaduais e municipais estão abrigadas em bunkers subterrâneos para escapar das bombas e dos drones vindos do Irã.
( da redação com informações de assessoria e Ag. Brasil. Edição: Política Real)