Donald Trump e Vladimir Putin conversam pelo telefone, Trump disse que não foi avisado de ataque da Ucrânia e Putin, irritado, disse que Ucrânia é um estado terrorista
"Foi uma boa conversa, mas não uma conversa que leve à paz imediata", disse Trump
( Publicada originallmemte às 16h 25 do dia 04/06/2025)
Com agências.
(Brasília-DF, 05/06/2025). Nesta quarta-feira, 04, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, tiveram uma conversa ao telefone que teria durado uma hora e 15 minutos e foi o primeiro contacto conhecido de Trump com Putin desde 19 de maio.
Donald Trump classificou a conversa como "boa", afirmando que os presidentes debateram o conflito ucraniano, com destaque para os “ataques terroristas” realizados por Kiev nesta semana, e o acordo nuclear com o Irã.
"Discutimos o ataque aos aviões russos estacionados, por parte da Ucrânia, e também vários outros ataques que têm sido feitos por ambos os lados", escreveu Trump em rede social.
"Foi uma boa conversa, mas não uma conversa que leve à paz imediata".
Segundo Yuri Ushakov, Putin destacou que os ataques terroristas foram uma tentativa da Ucrânia de interromper as negociações. "Mas Moscou não sucumbiu às provocações."
Putin referiu-se a esse ataque como "certamente um ato terrorista". No entanto, a agência ucraniana SBU disse que a primeira explosão foi programada para ocorrer pouco antes das cinco da manhã, quando não havia civis na ponte ou perto dela.
O presidente russo, segundo Sputnik News, enfatizou a Trump que Kiev se transformou essencialmente em uma organização terrorista, ao que o líder da Casa Branca afirmou que o governo dos Estados Unidos não foi informado sobre os planos ucranianos de atacar aeroportos russos.
Também foi destacado a Trump que as conversas com a delegação ucraniana em Istambul foram úteis, mas a questão de um encontro entre Putin e Zelensky "nunca foi considerada na prática".
Os líderes tampouco discutiram um memorando sobre a resolução do conflito ucraniano. Já sobre a questão das "negociações da Rússia com terroristas", Ushakov afirmou que contatos podem ser feitos de acordo com as diretrizes relevantes para uma resolução.
Trump e Putin concordaram em continuar os contatos sobre a Ucrânia, tanto no mais alto nível quanto por outros canais.
Por sua vez, quanto às negociações nucleares com o Irã, Trump disse que ficaria grato se a Rússia cooperasse como parte do acordo.
( da redação com informações da EU News e Sputnik News. Edição: Política Real)