Hugo Motta sinaliza apoio ao fim da indexação do salário mínimo e pisos da Educação e Saúde; Motta elogiou entrevista do relator do Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa, Pedro Paulo, que defende inclusão do corte
Veja mais
( Publicada originalmente às 17h 00 do dia 31/05/2025)
(Brasília-DF, 02/06/2025). O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, põe pressão sobre a pauta do corte de gastos, e na prática apoia a proposta de fim da indexação do salário mínimo e dos pisos de educação e saúde considerados “dogmas” para governos petistas.
Ele elogiou a entrevista do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) que defendeu o fim das indexações que poderá reorganizar os orçamento.
“O Orçamento Público é de todos. Não importa sua ideologia, visão de mundo ou seus valores. E para que o Orçamento atenda a TODOS, chegou a hora de TODOS se unirem para rever os gastos públicos. Parabéns ao deputado @pedropaulo pela coragem de expor o que precisamos fazer”, disse Motta, em postagem no X
Na entrevista ao “O Globo”, publicada neste sábado,31, o deputado Pedro Paulo(PSD-RJ), relator do Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa, defendeu incluir na discussão e no texto final a desvinculação do salário mínimo e dos pisos de Educação e de Saúde.
“(O fim das vinculações) é uma medida estruturante que pode reorganizar o Orçamento. É bastante dura, mas pode fazer a diferença nessa maior liberdade do Orçamento. Dessa
flexibilização, seriam as desvinculações do salário mínimo dos benefícios previdenciários, e das despesas de Educação e Saúde”, disse na entrevista ao “O Globo”
O que é
A indexação do salário mínimo refere-se ao mecanismo pelo qual o valor do salário mínimo nacional é ajustado automaticamente de acordo com determinados índices, geralmente inflacionários ou de crescimento do PIB.
A indexação do piso salarial na educação refere-se ao reajuste anual do salário mínimo dos professores da rede pública, que é determinado pelo Ministério da Educação (MEC) com base no crescimento do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAF mínimo) do Fundeb.
A indexação do piso salarial na saúde refere-se à atualização automática do valor mínimo dos salários dos profissionais da área, de acordo com um índice de inflação, como o INPC, por exemplo.
( da redação com informações de redes sociais e do O Globo. Edição: Política Real)