31 de julho de 2025
Brasil e Poder

PSB Nacional faz Congresso Nacional que confirma João Campos como novo presidente nacional; Campos disse, hoje, Campos disse que “é importante que nossos segmentos sejam capazes de olhar para além dos muros do partido.”

Evento começou nesta sexta-feira e irá até domingo

Publicado em
4733496b5295ceb5305146e88006dfa6.jpg

(Brasília-DF, 30/05/2025) Foi aberto nesta sexta-feira, 30, o  XVI Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro(PSB), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.  Hoje, foi realizado o Congresso dos Segmentos Organizados do PSB, o prefeito do Recife e vice-presidente do PSB, João Campos, disse que espera que os Congressos dos Segmentos tragam uma “boa discussão e construção a serviço do partido e do Brasil”.

“É importante que nossos segmentos sejam capazes de olhar para além dos muros do partido. Que construam pontes para enfrentarmos os problemas do Brasil. Que representem o desejo de um país melhor, de um Estado melhor, de uma cidade melhor. Que sejam inclusivos, acolhedores — e, principalmente, que não construam muros na política”, afirmou.

“O grande desejo que eu tenho é que a gente possa levantar a bandeira de cada segmento, mas que tenhamos um compromisso com a unidade de todos eles.”

João aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, pelo trabalho à frente do partido.

“Se hoje temos um partido forte, oxigenado, com uma história longeva e um cheiro de futuro grande, isso se deve à capacidade de quem nos lidera. O compromisso com o partido e com o Brasil deve ser indissociável — e é o que vemos no trabalho do presidente Siqueira. Tenho certeza de que os desafios pela frente serão grandes, e vamos enfrentá-los juntos.”

Participaram da abertura os secretários nacionais dos movimentos: Tony Secchi (Juventude Socialista Brasileira), Dora Pires (Secretaria Nacional de Mulheres), Valneide Nascimento (Negritude Socialista Brasileira), Acilino Ribeiro (Movimento Popular Socialista), Tathiane Araújo (LGBT Socialista), Luciana Trindade (PSB Inclusão) e João Vidal (Sindicalismo Socialista Brasileiro).

 

Confira a programação:

 

30 de maio (sexta-feira)

9h às 18h – Reunião Internacional da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL)

9h às 18h – Congressos dos Segmentos Organizados do PSB

9h às 19h – Recepção e credenciamento dos delegados e delegadas

19h – Ato político-cultural de abertura do Congresso, com homenagens ao pianista Arthur Moreira Lima e ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela

31 de maio (sábado)

8h30 às 12h30 – Reunião dos seis Grupos Temáticos:

Eixo I: Conjuntura Política Nacional e Fortalecimento do PSB

Eixo II: Renascimento Criativo da Indústria

Eixo III: Tecnologias Digitais e Políticas de Comunicação

Eixo IV: Política Internacional – Multilateralismo e Paz Mundial

Eixo V: Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Amazônia 4.0

Eixo VI: Estado Brasileiro e Desigualdades Sociais

12h30 – Almoço

14h às 18h – Continuidade dos trabalhos dos grupos temáticos

18h – Encerramento das atividades dos grupos

1º de junho (domingo)

8h30 – Sessão Plenária com apresentação e deliberação dos relatórios dos Grupos Temáticos

12h30 – Almoço

14h – Sessão de encerramento e eleição do novo Diretório Nacional

16h – Reunião do novo Diretório Nacional para eleição da Comissão Executiva Nacional

( da redação com assessorias. Edição: Política Real)