COMENTÁRIO DO DIA: O mundo vai se acabar?!
Ouça o comentário da Política Real de hoje
( Publicada originalmente às 08h 27 do dia 29/05/2025)
(Brasília-DF, 30/05/2025) A manhã começou com um céu sem nuvens no céu.
A manhã começou com 16ºC e deverá chegar a 27ºC. Sem risco de chuvas.
Haverá sessão no plenário, mas semipresencial, na Câmara dos Deputados e algum trabalho nas comissões.
Haverá julgamento no plenário do Tribunal Superior Eleitoral. Está marcada, também , sessão no plenário do Supremo Tribunal Federal.
Haverá sessão no Senado, mas foi suspensa sessão do Congresso Nacional. Haverá muito trabalho nas comissões com destaque para dia de trabalho na CPI das bets.
O mercado atento a decisão da justiça federal dos Estados Unidos que considerou ilegal o tarifaço global de Donald Trump. Por aqui, é dia de PNAD conttínua. E o que mais?!
LEIA AQUI
COMENTÁRIO
Chegou a hora da verdade. A política se faz todo dia, mas a profissional não é para qualquer um.
Nessa crise do IOF o maior erro da Fazenda de Fernando Haddad não é aumentar o tributo, mas desvirtuar a origem desse tributo que tem a missão de regular e não arrecadar
Pela primeira vez em 25 anos um decreto presidencial de tributos pode ser revogado pelo Congresso, mas Haddad disse ontem para Hugo Motta e Davi Alcolumbre que se o Congresso Nacional invalidar o decreto o país entra em risco fiscal. O Congresso é sócio do chamado arcabouço fiscal.
Os críticos do Governo falam em usar uma Reforma Administrativa para melhorar o gasto público. Ontem, o Senado aprovou por votação simbólica um aumento de servidores públicos de R$ 73 bilhões.
As frentes produtivas que defendem a anulação do IOF não querem que a economia pague mais R$ 20 bilhões ao Governo Federal.
A aritmética é simples, a política é complexa. A Fazenda disse sobre seu limite, resta agora saber os limites do Congresso para encontrar a solução.
O problema é a desconfiança entre sócios do poder quando só se fala em disputa presidencial.
Comece a contar aí 10 dias para o fim do mundo, mas pode ser só o início de outra conversa.
Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia
( da redação)