31 de julho de 2025
Brasil e Poder

Desaprovação de Lula chega a 53,6% e desaprovação do Governo Lula chega a 49,6% informa Atlas Intel

Veja mais

Publicado em
42e1cf7b38f4e0f950b39722fae0b12b.png

( Publicada originalmente às 16h 20 do dia 01/04/2025)

(Brasília-DF, 02/04/2025) Nesta terça-feira, o Atlas-Intel divulgou a sua pesquisa Latam Pulse é uma iniciativa conjunta entre AtlasIntel e Bloomberg, que fornece dados mensais sobre a situação política, social e econômica de cinco países-chave da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.  A pesquisa foi realizada junto a população adulta entre 4659 respondentes num ambiente recrutamento digital aleatório.  A Política Real destaca a aprovação do Governo e do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A aprovação do presidente Lula não teve grandes alterações entre fevereiro e março, mantendo uma desaprovação de 53,6% e uma aprovação de 44,9%, com oscilações de menos de 1 ponto percentual.

Avaliação do Governo Lula

O mesmo aconteceu com a avaliação do governo: 49,6% avaliam-no de forma negativa, enquanto 37,4% têm avaliações positivas e 12,5% de avaliações regulares. As avaliações negativas tiveram leve queda de 1,2pp em relação a fevereiro.

Maiores Problemas do Brasil

Além da criminalidade e da corrupção aparecerem como principais preocupações dos brasileiros, a economia e a inflação se mantêm em terceiro lugar.

Em março houve leve crescimento da preocupação com o mau funcionamento da justiça, que subiu de 17% para 20%.

Imagem dos Líderes Políticos

O presidente Lula se mantém com imagem positiva para 45% e negativa para 53%, estável em relação a fevereiro. Já 48% têm uma imagem positiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto sua imagem negativa caiu 2pp, para 49%, em meio ao julgamento do STF que o tornou réu.

O ministro da Economia Fernando Haddad manteve os mesmos resultados de fevereiro, com 55% de imagem negativa e 41% de positiva.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem uma margem similar, com 45% de aprovação e 46% de rejeição.

( da redação com informações de Atlas Intel. Edição: Política Real)