31 de julho de 2025
Brasil e Poder

Fernando Haddad, após especulações, disse que não há risco fiscal na MP que garante o Plano Safra de 2025

Veja mais

Publicado em
Fernando Haddad

( Publicada originalmente 20h 45 do dia 25/02/2025) 

(Brasília-DF, 26/02/2025) Após se especular no mercado que o crédito da MP para garantir mais de R$ 4 bilhões para Plano Safra seria  um risco fiscal, o minisgtro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que não há risco e esses recursos vão atender o chamara arcabouço fiscal,

“ Mas é preciso fazer uma observação com muita cautela.  Apesar de ser um crédito extraordinário, o governo está anunciando que ele está dentro  dos limites do arcabouço fiscal. Portanto, é como se tivesse sido aprovado dentro do orçamento com os limites do arcabouço fiscal.

Então, vai ser feito o crédito extraordinário.  Lamentavelmente, o Congresso ainda não apreciou o orçamento.  É uma informação que eu tenho, que sequer o relatório foi apresentado ainda, ou será apresentado no curto prazo.”, disse.

O ministro disse que não risco fiscal.

“Então, não há impacto fiscal, do ponto de vista do arcabouço fiscal, ele está dentro  do arcabouço, é um crédito extraordinário formalmente, porque não há outra solução possível, nesse momento em que o orçamento não foi aprovado, e nós esperamos que o Congresso aprove o orçamento, já com essa previsão, oportunamente.  Mas o Plano não sofrerá descontinuidade. Sim, sim, porque ele, apesar de ser um crédito extraordinário, conforme eu mencionei, ele estará dentro dos limites do arcabouço fiscal.”, disse

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)