Donald Trump é condenado por Tribunal dos EUA, mas não vai cumprir prisão e recebe "dispensa incondicional"; Trump será o primeiro presidente dos EUA que foi sentenciado por crime que poderia levar à pena de até 4 anos
Veja mais
( reeditado)
Com Euro News.
(Brasília-DF, 10/01/2025) Foi oficialmente publicada a decisão da Justiça dos Estados Unidos, nesta sexta-feira, 10. a sentença contra o presidente eleito dos EUA Donald Trump no caso de suborno que envolve a atriz pornográfica Stormy Daniels, mas o juiz se recusou impor qualquer pena.
O tribunal de Manhattan optou por uma "dispensa incondicional", ou seja, uma figura legal raramente utilizada que prevê que o réu não cumpra qualquer pena, mas que fique com a condenação no registo criminal.
Trump será, portanto, o primeiro presidente norte-americano com uma condenação criminal.
O juiz de Manhattan, Juan M. Merchan, poderia ter condenado o republicano de 78 anos a uma pena de até quatro anos de prisão.
Merchan disse que, tal como acontece com qualquer outro arguido, teve de considerar quaisquer fatores agravantes antes de impor uma sentença, mas a proteção legal que Trump terá como presidente “é um fator que se sobrepõe a todos os outros”.
“Apesar da extraordinária amplitude dessas proteções legais, um poder que elas não fornecem é que não apagam um veredito do júri”, disse Merchan.
Trump diz que julgamento foi "experiência terrível"
Trump, que se dirigiu brevemente ao tribunal ao aparecer virtualmente a partir da sua casa na Florida, disse que o julgamento criminal e a condenação “foram uma experiência muito terrível” e insistiu que não cometeu qualquer crime.
O ex-presidente republicano voltou a criticar o caso, a única das suas quatro acusações criminais que foi a julgamento e possivelmente o único que alguma vez irá.
“Tem sido uma caça às bruxas política. Foi feita para prejudicar a minha reputação para que eu perdesse as eleições e, obviamente, isso não funcionou”, disse Trump, dez dias antes da tomada de posse.
( da redação com informações da Euro News. Edição: Política Real)