DESTAQUES DO DIA: Mercados globais com sinais mistos e no Brasil, destaque para a divulgação da arrecadação federal de novembro
Veja os números
(Brasília-DF, 26/12/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “moorning Call” da XP Investimentos” apontando que os mercados globais estão em queda no ocidente e alta no oriente. No Brasil, destaque para a divulgação da arrecadação federal de novembro.
Veja mais:
Mercados globais
Nesta quinta-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em queda (S&P 500: -0,4%; Nasdaq 100: -0,4%), em semana de liquidez reduzida e na volta do feriado. Diversos mercados permanecem fechados por conta do Natal. Na China, o índice continental tem leve alta (CSI 300: +0,05%) ante expectativa de novos anúncios de estímulos pelo governo. No Japão, a bolsa sobe após governo anunciar orçamento recorde (Nikkei 225: +1,1%), mas banco central não descarta a possibilidade de altas de juros ao longo de 2025.
Economia
O noticiário econômico permanece relativamente esvaziado em função do feriado de Natal nas principais economias do ocidente. Na China, as autoridades devem emitir um valor recorde de títulos especiais no próximo ano, e o déficit orçamentário deve aumentar para 4% do PIB. A iniciativa busca manter o crescimento econômico chinês na meta de 5%. No Japão, o presidente do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) disse esperar que a economia esteja mais próxima da meta de inflação de 2% de forma sustentável. No entanto, afirmou que será importante observar as incertezas da economia internacional, além dos reajustes de salários. A maior parte do mercado espera uma alta de 0,25% na taxa básica de juros na próxima reunião do BoJ.
Na agenda do dia, teremos a divulgação de indicadores de taxa de desemprego, vendas no varejo e produção industrial no Japão, todos referentes ao mês de novembro, e de pedidos semanais de auxílio desemprego nos Estados Unidos.
IBOVESPA -1,09% | 120.767 Pontos. CÂMBIO +1,91% | 6,19/USD
Renda Fixa
Não ocorreram operações no mercado brasileiro de Renda Fixa no dia 24 de dezembro, em razão do feriado de Natal. Nos EUA, em um dia de baixa liquidez, o mercado operou praticamente de lado. Por lá, os rendimentos das Treasuries de dois anos terminaram o dia em 4,29% (-1,0 bp), enquanto os de dez anos em 4,59% permaneceram estáveis.
No Brasil, destaque para a divulgação da arrecadação federal de novembro, que deve mostrar alta de 11,3% em termos reais, atingindo R$ 209,4 bilhões.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)