31 de julho de 2025
Brasil e Economia

DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção para vendes do comércio em janeiro de 2024

Veja mais

Publicado em
Mercados globais em positivo

(Brasília-DF, 14/03/2024). A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da Xp Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil expectativa para Pesquisa Mensal do Comércio(PMC) de janeiro do IBGE, avalição de decisão do STJ e declaração de Jean Paul Prates sobre interferência indevida na Petrobras.

Veja mais:

Nesta quinta-feira, os mercados operam em alta nos Estados Unidos (S&P 500: 0,4%; Nasdaq 100: 0,5%), enquanto os mercados aguardam dados de inflação ao produtor (PPI) referentes a fevereiro, último grande indicador de preços a ser divulgado antes da reunião do comitê de política monetária do Federal Reserve na próxima semana.

Na Europa, os mercados apresentam alta nesta manhã (Stoxx 600: 0,3%), com alta liderada pelo setor de luxo e utilidades públicas. Na China, os índices fecharam em queda (HSI: -0,7%, CSI 300: -0,3%). No Japão, é discutida a possibilidade de uma alta de juros na próxima semana, que encerraria o longo período de taxas de juros nominais negativas no país, que enfrenta uma batalha de décadas contra a deflação.

IBOVESPA +0,26% | 128.006 Pontos.   CÂMBIO +0,02% | 4,98/USD

Ibovespa

O Ibovespa subiu 0,3%, fechando a quarta-feira aos 128.006 pontos. A maior alta do dia foi JBS (JBSS3; +3,2%), puxada por notícias sobre um acordo do Ministério da Agricultura para o aumentar as exportações de carnes à China. O Ibovespa também foi impulsionado pelo setor financeiro, com Bradesco e Itaú (BBDC4, +1,1%; ITUB4, +1,0%),  que é visto como um setor seguro nesse ciclo de cortes.

Já a Petrobras (PETR3, -1,0%; PETR4, -1,2%) voltou a cair após notícias apontarem uma possível criação de um novo fundo para o recebimento de dividendos extraordinários. O movimento foi na contramão das petroleiras juniores (PRIO3, +3,0%; RECV3, +1,4%), que foram impulsionadas pela alta do Brent (+2,5%) após ataques ucranianos à refinarias russas.

Na quinta-feira, destaque para a divulgação da inflação ao produtor nos EUA. A temporada de resultados continua, com Smart Fit (SMFT3), Yduqs (YDUQ3) e outras companhias divulgando seus balanços no Brasil. Lá fora, quem reporta seus resultados é a Adobe.

Renda Fixa

As taxas futuras de juros fecharam o pregão em alta na ponta curta, enquanto os vértices intermediários e longos ficaram perto da estabilidade. Em um dia marcado por baixa oscilações no mercado de renda fixa, o movimento refletiu, principalmente, a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que validou a inclusão de tarifas de uso de energia elétrica no cálculo do ICMS, cobrança esta que já vinha ocorrendo na prática. DI jan/25 fechou em 9,86% (2bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 9,695% (2,5bps); DI jan/27 em 9,91% (-0,5bps); DI jan/29 em 10,405% (0bps).

Economia

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu ontem, por unanimidade, que as tarifas de transmissão e distribuição de energia elétrica (TUST/TUSD) integram a base de cálculo do ICMS. Com tal decisão, não há impacto sobre o IPCA e as contas fiscais estaduais.

Na agenda doméstica desta quinta-feira, destaque para a divulgação das vendas varejistas em janeiro. O time econômico da XP e o mercado esperam recuperação do comércio no mês, após resultados decepcionantes no final de 2023. Nos Estados Unidos, dados do varejo também serão protagonistas, além da inflação ao produtor referente a fevereiro. 

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)