31 de julho de 2025
Brasil e Poder

DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção para o resultado com grande lucro da Petrobras divulgados na noite dessa quinta-feira

Veja os números

Publicado em
3c711172de5c952f86b83eac45f3fd82.jpeg

(Brasília-DF, 08/03/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados estão em alta e no Brasil o mercado vai refletir os números do desempenho da Petrobras divulgado ontem, após o fechamento do mercado.

Veja mais:

Nesta sexta-feira, os mercados operam em alta nos Estados Unidos (S&P 500: 0,1%; Nasdaq 100: 0,1%). Em pronunciamento no Senado americano, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, declarou que apesar de agora não ser o momento apropriado, as taxas de juros precisam começar a cair “em breve”. O presidente Joe Biden realizou ontem o pronunciamento anual State of the Union, seu primeiro grande discurso após a Superterça, em que endereçou feitos de seu mandato até agora e temas que estão em foco na corrida eleitoral.

Na Europa, os mercados apresentam alta nesta manhã (Stoxx 600: 0,2%). Na China, os índices fecharam em alta (HSI: 0,8%, CSI 300: 0,4%), em semana carregada de pronunciamento de líderes e anúncios de metas.

Economia

Conforme amplamente esperado, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter suas taxas de juros de referência pela quarta reunião consecutiva. No comunicado pós-decisão, o BCE mencionou uma perspectiva mais benigna para a inflação no curto prazo, embora tenha sublinhado que “pressões internas sobre os preços permanecem, em parte devido à forte elevação dos salários”. Comentários da Presidente da instituição, Christine Lagarde, sugeriram a intenção de início do ciclo de corte de juros em junho, consistente com a nossa expectativa (e da maioria do mercado). Embora o BCE não tenha sinalizado nem se comprometido com um ritmo de flexibilização, projetamos cortes sequenciais de 0,25 p.p. até ao final do ano.   

Na agenda econômica desta sexta-feira, atenções voltadas à divulgação do principal relatório sobre o mercado de trabalho dos EUA (nonfarm payroll). O mercado estima geração líquida de 200 mil empregos em fevereiro, após expressiva adição de 353 mil em janeiro. Além disso, as expectativas apontam para estabilidade da taxa de desemprego em 3,7%, e elevação mensal de 0,2% no rendimento médio por hora. Como temos enfatizado, sinais de moderação no mercado de trabalho americano são necessários para o afrouxamento da política monetária do Federal Reserve. Projetamos que o banco central iniciará o ciclo de corte de juros em julho deste ano.    

IBOVESPA -0,43% | 128.340 Pontos.   CÂMBIO -0,20% | 4,93/USD

Ibovespa

O Ibovespa fechou a quinta-feira em queda de 0,4%, aos 128.340 pontos. O índice não acompanhou as altas dos mercados americanos após falas do presidente do Federal Reserve ao Congresso americano sobre a possibilidade do ciclo de corte de juros ter início ainda nesse ano. Por aqui, o índice brasileiro foi pressionado pela Petrobras (PETR3, -0,6%; PETR4, -1,1%), que caiu devido à cautela do mercado antes da divulgação dos resultados da estatal. Destaque também para a holding CSN (CSNA3; -4,8%) que não seguiu a performance da sua mineradora, e  teve forte queda após divulgar um nível alto de alavancagem no seu balanço.

Do lado positivo, a Yduqs (YDUQ3; +3,9%) aproveitou o otimismo do mercado com o setor de educação e registrou a maior valorização do dia. Na temporada de resultados globais, a empresa Oracle divulga seu balanço do 4º trimestre.

Renda Fixa

As taxas futuras de juros fecharam o pregão em alta, com os rendimentos (yields) dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos (Treasuries) como principal catalisador. Além disso, o leilão de títulos públicos do Tesouro Nacional foi destaque, uma vez que esteve no foco dos agentes, diante da expressiva emissão de prefixados na quinta-feira. DI jan/25 fechou em 9,88% (0,5bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 9,705% (2bps); DI jan/27 em 9,905% (2,5bps); DI jan/29 em 10,34% (3bps).

(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)